Ao som de música clássica, Gramado anuncia construção de teatro

Ao som de música clássica, Gramado anuncia construção de teatro

Obra é orçada em R$ 35 milhões

Jonathas Costa

Anúncio de teatro foi feito durante o Gramado in Concert neste final de semana

publicidade

Gramado, terra acostumada a transformar fantasias em realidade com o seu já consagrado Natal Luz, está perto de ver um grande sonho sair do papel. A cidade deve iniciar ainda neste ano a construção do seu primeiro teatro. Um espaço moderno, com capacidade para 1,5 mil pessoas, 30 salas de aula, biblioteca e cafeteria, deve ser erguido em terreno doado pela prefeitura na ExpoGramado, na região central da cidade. A confirmação veio ao som de música clássica.

Desde a última sexta-feira a cidade promove o VI Gramado In Concert, que oferece gratuitamente à população concertos de orquestras nacionais e internacionais, além de atividades acadêmicas para alunos. A consolidação do festival é vista como um dos fatores determinantes para a viabilização do projeto do teatro. 

Durante o primeiro final de semana, o evento contou com apresentações da Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará, a Orquestra Antunes Câmara, de São Paulo, e as participações especiais da Orquestra Sinfónica Nacional Juvenil Bicentenario del Peru e a Tallinn Old Town Music Orchestra, da Estônia.

Anfitriã do festival, a Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG) se apresentou na cerimônia de abertura com grande adesão de público. “Depois dizem que música erudita não tem público. É só dar oportunidade que o povo aparece”, comemorou o maestro Linus Lerner. 

Segundo o secretário de Cultura do município, Allan John Lino, o projeto do teatro, doado pela Feevale, será entregue em maio. “O próximo passo será a elaboração de uma Parceria Público-Privada que vai garantir a obra, orçada em R$ 35 milhões.” Um conselho comunitário fará o acompanhamento do processo.

De malas prontas

Outra prova de que o festival já tem colhido seus frutos é a confirmação da primeira turnê internacional da OSG. Em junho, 44 músicos e duas solistas sob o comando do maestro Linos Lerner desembarcam em Portugal onde farão duas apresentações. De lá, partem de ônibus por um roteiro que incluirá a Espanha, França e Itália. O grupo também prepara uma agenda de shows pelo interior do Rio Grande do Sul e cidades de Santa Catarina e Paraná.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 27 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895