Aos 33 anos, rapper em ascensão Nipsey Hussle é morto a tiros em Los Angeles

Aos 33 anos, rapper em ascensão Nipsey Hussle é morto a tiros em Los Angeles

Conforme a polícia, outros dois homens foram baleados na noite de domingo

Correio do Povo

Rapper concorreu a prêmio de melhor álbum de rap no Grammy 2019 com "Victory Lap", seu disco de estreia

publicidade

O rapper nomeado ao Grammy deste ano com seu disco de estreia "Victory Lap", Nipsey Hussle, foi morto a tiros perto de sua loja de roupas em Los Angeles, aos 33 anos, na noite de domingo. Três homens foram baleados no domingo do lado de fora da Marathon Clothing, e um deles foi declarado morto no hospital, disse a polícia, sem revelar a identidade da vítima. Mais tarde, as autoridades confirmaram que se tratava do cantor e ativista dos direitos de afro-americanos. O prefeito da cidade, Eric Garcetti, twittou: “Nossos corações estão com os entes queridos de Nipsey Hussle e com todos os que foram tocados por essa terrível tragédia. LA fica profundamente magoada toda vez que uma jovem vida é perdida pela violência armada sem sentido. Minha equipe de respostas a crises está ajudando as famílias a lidar com o choque e a tristeza”.

A polícia informou que os outros dois homens e estavam em condição estável. O atirador fugiu e nenhuma prisão foi feita. "Neste momento, não temos certeza se ele subiu, andou de bicicleta ou foi de carro", disse o tenente da polícia de Los Angeles, Chris Ramirez, em entrevista à MSNBC. Apenas algumas horas antes de sua morte, Hussle twittou: “Ter inimigos fortes é uma bênção”. Uma multidão de fãs e moradores se reuniram nas proximidades da loja logo depois do tiroteio. A área foi isolada e detetives procuram por algum vídeo de vigilância que possa ter flagrado o assassinato. Testemunhas também serão ouvidas, de acordo com Ramirez.

Hussle, cujo nome verdadeiro é Ermias Asghedom, nasceu em 15 de agosto de 1985, no bairro de Crenshaw, no Sul de Los Angeles. Eritreu-americano, sua primeira paixão era a música, mas conseguir recursos era difícil, uma vez que ele deixou a casa de sua mãe aos 14 anos para morar com a avó. Em entrevistas, já havia contado que se envolveu na vida de rua enquanto tentava se sustentar e se juntou à guangue "Rollin 60's Neighborhood Crips" quando adolescente.

Apesar das dificuldades, a música acabou entrando em sua vida. O orgulhoso rapper da Costa Oeste lançou uma série de mixtapes de sucesso que vendeu no porta-malas de seu carro, ajudando-o a criar um burburinho e ganhar o respeito dos puristas do rap e de seus colegas. Em 2010, foi colocado na revista de hip-hop “Freshman Class of 2010”, da XXL, uma cobiçada lista de hip-hop promissores, ao lado de nomes como J. Cole, Big Sean, Wiz Khalifa, Jay Rock. Ele continuou a criar mais propaganda para si mesmo, e até mesmo Jay-Z  comprou 100 cópias da mixtape “Crenshaw”, em 2013, por 100 dólares cada.

No ano passado, lançou "Victory Lap" pela Atlantic Records, seu álbum de estreia aclamado pela crítica, que ingressou na lista de melhores trabalhos de 2018, incluindo a cobiçada seleção da revista Billboard. O trabalhou estreou em quarto lugar nas paradas de álbuns e contou com colaborações com Kendrick Lamar, Diddy, CeeLo Green. No Grammy Awards deste ano, foi um dos cinco indicados ao melhor álbum de rap. "Invasion of Privacy", de Cardi B, ganhou a honraria, enquanto os outros nomeados foram Travis Scott, Pusha T e Mac Miller. Hussle participou da cerimônia com sua filha e estava noivo da atriz Lauren London.

Do esporte à música, celebridades norte-americanas lamentaram a morte nas mídias sociais. A estrela da NBA, Steph Curry, twittou: "Deus, por favor, cubra e restaure NipseyHussle agora". Na mesma rede social, Rihanna disse: "Isso não faz qualquer sentido! Meu espírito está abalado por isso! Querido Deus, que seu espírito descanse em paz e conceda conforto divino a todos os seus entes queridos!”. Já Drake escreveu:“ Você estava tendo a melhor corrida ... você era real para o seu povo e para o resto de nós”.

Snoop Dogg postou um vídeo ao lado de Hussle, no Instagram, e compartilhou um segundo clipe enviando orações para a família do rapper. “Orações para todo homem de família. Isso tem que parar”, afirmou. Em uma terceira publicação, fez upload de uma imagem do rosto do amigo com uma auréola e a inscrição RIP (Rest in Peace, Descanse em Paz).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Gone 2 soon

A post shared by snoopdogg (@snoopdogg) on

O rapper Nas, lamentou a morte na mesma plataforma: “É perigoso ser um MC. Perigoso ser um jogador de baseball. É perigoso ter dinheiro. Perigoso ser um homem negro. Tanto ódio. Vivemos como nossos irmãos e irmãs em países do terceiro mundo ao vivo. Bem na América. É tão profundamente enraizado. Não é uma solução fácil. Difícil de consertar qualquer coisa quando as crianças ainda vivem na pobreza. Eu não estou me calando, Nipsey é uma voz verdadeira. Ele nunca será silenciado".

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

We are at a great loss today. This hurts. Straight to the point. It’s dangerous to be an MC. Dangerous to be a b-ball player. It’s dangerous to have money. Dangerous To Be A Black Man. So much hatred. We live like our brothers and sisters in third world countries live. Right in America. Decisions we make about our own life be based on decisions cuz we might not live. Its so deep rooted. It’s not a easy fix. Hard to fix anything when kids are still living in poverty. I ain’t shutting up though, Nipsey is a True voice. He will never be silenced. He still is A stand up General for the People who never left his people. He is Loved by the people. Prayers for his family. Let’s keep pushing Truth for The Man. Love You King Nipsey Hussle/ Ermias Asghedom Respectfully, Nasir Jones

A post shared by Nasir Jones (@nas) on


Fora da indústria fonográfica, o rapper queria dar esperança e motivação para aqueles que cresceram em Crenshaw. Ele também era um homem de negócios. Em uma matéria publicada em fevereiro, a Forbes destacou que ele e o parceiro de negócios Dave Gross compraram a praça Crenshaw onde sua loja Marathon Clothing está localizada, e tinham planos de derrubá-la e “reconstruí-la como um prédio residencial de seis andares no topo de um centro comercial onde uma loja Marathon renovada o principal atrativo”.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895