Após caso de Lucas Martins, veja filmes sobre pessoas que passam apuros em trilhas

Após caso de Lucas Martins, veja filmes sobre pessoas que passam apuros em trilhas

Títulos são adaptados de livros que narram experiências verídicas

Adriana Androvandi

Filme '127 Horas', com o ator James Franco

publicidade

O desaparecimento e o resgate do apresentador Lucas Martins, da Band, no último final de semana causou comoção nas redes sociais. Segundo familiares, ele desapareceu enquanto fazia uma trilha na região de Itanhaém, no litoral do Estado de São Paulo, no último sábado, 30. Ele estava acompanhado por mais três amigos, e todos foram resgatados e passam bem após o ocorrido.

A aventura por trilhas em meio à natureza pode ser um programa para relaxar ou para desafiar os próprios limites, mas sempre é importante levar em conta quais os riscos de cada trajeto.

No Instagram, Martins se descreve como ultramaratonista trail, acostumado a percorrer distâncias maiores que 70km por dia. Estar com uma forma física capaz de suportar caminhadas por grandes distâncias é um fundamental, mas outros fatores são igualmente importantes para que a jornada tenha êxito. Alguns são abordados em filmes adaptados de livros e já exibidos nos cinemas. Neles, personagens realizaram trilhas, algumas com final bem sucedido e outras não.

Filme “Livre”

A atriz Reese Whiterspoon protagoniza “Livre”, filme de 2014 dirigido por Jean-Marc Vallée. Ela interpreta a personagem Cheryl Strayed. Após o luto por um familiar e um divórcio, ela se sente confusa sobre o que fazer de sua vida. Decide começar uma longa trilha a pé pela costa Oeste dos EUA, chegando a percorrer 1100 milhas. Este longa-metragem é a adaptação do livro “Livre” (“Wild”), escrito pela mulher que realizou o trajeto.

Neste filme, a travessia é um grande encontro da personagem consigo mesma, podendo se dedicar à reflexão até se sentir pronta para um recomeço, levando o tempo que fosse necessário. O corpo extenuado, as bolhas nos pés e os problemas com segurança são alguns dos desafios enfrentados pela protagonista, que termina a jornada com aprendizados que a levam ter forças para um recomeço pessoal. Disponível para assistir no Disney+.

Filme “127 Horas”

Dirigido por Danny Boyle (2010), “127 Horas” é baseado na história real de como o alpinista e ciclista Aron Ralston lutou para salvar a própria vida após um acidente. Em maio de 2003, Aron (vivido por James Franco) fazia mais uma escalada nas montanhas de Utah, Estados Unidos. A certa altura do filme, ao cruzar com outras pessoas no caminho, ele diz que pode fazer tudo por conta própria. Esse diálogo acentua a impulsividade de um rapaz confiante, mas que não leva em conta que ninguém é infalível.

Quando sofre uma queda entre rochas, acaba ficando com seu braço preso em uma fenda. Sua luta pela sobrevivência durante mais de cinco dias (127 horas) foi marcada por memórias e momentos de muita tensão. Como levou uma câmera, passou a gravar a si mesmo como um registro do que estava passando. Entre os problemas do protagonista, estava a falta de comunicação para pedir socorro, especialmente porque, por imprudência, não avisou a família ou algum amigo do local para onde iria. Esta é o biografia adaptada do livro “Between a Rock anda a Hard Place”.

O desfecho é chocante e mostra do que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver. Mas fica a lição de que nunca se deve entrar em uma aventura deste nível sem avisar alguém de sua rota. Disponível para assistir no Disney+.

No caso do brasileiro Lucas Martins, ele havia avisado a família, que pôde avisar as autoridades para iniciar as buscas quando não teve mais noticias do apresentador.

Filme “Na Natureza Selvagem”

Com direção de Sean Penn (2007), a narrativa acompanha Christopher McCandless, um jovem que não se encaixa na sociedade de consumo norte-americana. Baseado em fatos reais, Christopher (Emile Hirsch), após se formar, resolve viajar sem rumo pelos Estados Unidos, em direção ao Norte do continente.

Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca. Neste caso, o filme acompanha não apenas uma trilha, mas a busca por um estilo de vida que o rapaz tenta encontrar, o de viver em meio à natureza, longe das cidades e de outras pessoas.

Mas as estações passam. Quando o protagonista tenta retornar para um lugar mais seguro, as paisagens mudaram. Um rio que no verão era raso, estava caudaloso e impossível de atravessar em outro período do ano. Levar em conta a mudança dos ambientes conforme a época da ano também é fundamental. A narrativa é inspirada no livro homônimo de Jon Krakauer.

Veja Também


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 24 de março de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895