Arte & Agenda

Após estreia com ingressos esgotados, Festival Movimenta Cena Sul segue até sábado em Porto Alegre

Público poderá aproveitar diversos espetáculos gratuitos de teatro e dança durante esta semana, além de uma feirinha com marcas autorais

No primeiro dia do festival, a plateia lotou o Theatro São Pedro para assistir ao espetáculo circense “Dalí”, da Transforma Cia de Dança
No primeiro dia do festival, a plateia lotou o Theatro São Pedro para assistir ao espetáculo circense “Dalí”, da Transforma Cia de Dança Foto : Alexei Willy / Divulgação / CP

O Festival Movimenta Cena Sul iniciou na última sexta-feira, dia 19, e segue até o próximo sábado, dia 27. O evento é uma ação emergencial anunciada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), para apoiar trabalhadores de artes cênicas afetados direta ou indiretamente pelas enchentes. No primeiro dia do festival, a plateia lotou o Theatro São Pedro para assistir ao espetáculo circense “Dalí”. O sucesso de público também se repetiu nas outras duas apresentações realizadas durante o fim de semana pelas montagens “Onde está Cassandra?”, da drag queen Cassandra Calabouço, no sábado, 20; e “A mulher que queria ser Micheliny Verunschk”, da Cia Stravaganza, no domingo, 21.

Na cerimônia de abertura, a secretária de Estado da Cultura Beatriz Araujo ressaltou que, na pandemia, os profissionais da cultura foram os últimos a retornar e, nessa crise climática, estão entre os primeiros a voltar ao trabalho. A diretora artística do Theatro São Pedro, Gabriela Munhoz, destacou a urgência do evento, organizado em menos de 30 dias: "Este festival não nasceu de um sonho, como a maioria dos projetos que a gente desenvolve aqui. Ele nasceu em meio a um pesadelo que, assim como a pandemia, nos deixou em desnorte. E foi dentro desse desnorte que se entendeu que era preciso agir com rapidez. Se naquela noite em que o festival se fez semente em nós a gente estava em parafuso, nessa noite linda a gente está num estado de profunda alegria. Todos nós aqui estamos vivos, batalhando, retomando e acreditando na vida".

O festival segue com uma programação diversa de artes cênicas para o público aproveitar gratuitamente em diversos espaços do complexo cultural Theatro São Pedro e Multipalco. Os ingressos para todas as sessões já estão esgotados. Aqueles que não conseguiram garantir as entradas antecipadamente podem tentar um lugar no dia do espetáculo, com retirada limitada de senhas, por ordem de chegada, a partir de 30 minutos antes do início de cada apresentação. A agenda completa está disponível no site theatrosaopedrors.gov.br.

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 12 de julho de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio