Após vencer em Veneza, Guillermo Del Toro é atração no Festival de Toronto

Após vencer em Veneza, Guillermo Del Toro é atração no Festival de Toronto

Cineasta brincou com sua semelhança física com Michael Moore

Marcos Santuario

Cineasta brincou com sua semelhança física com Michael Moore

publicidade

Depois de vencer a recente edição do Festival de Veneza, o diretor mexicano Guillermo Del Toro vem agitando o 42° Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) no Canadá, que segue até o próximo domingo, 17. Del Toro e parte de sua equipe falaram nesta segunda feira em concorrida coletiva de imprensa no TIFF Bell lightbox, da capital cultural canadense.

Aplaudido e reverenciado por grande parte dos jornalistas presentes, o diretor começou brincando "Eu não sou Michael Moore", descontraiu, referindo-se à semelhança física atual com o polêmico diretor. Em meio às exibições de "The Shape Of Water", começando com a Sessão de Gala, na noite desta segunda, o grupo, capitaneado por Del Toro, ainda festeja o sucesso alcançado em Veneza pela obra.

Definido pela programadora de filmes de língua espanhola e portuguesa no Tiif, Diana Sanchez, como um "mestre visual" Del Toro é só elogios para o Canadá, para Toronto e para o TIFF. "The Shape Of Water" é uma realização dos EUA, e tem no elenco nomes como Sally Hawkins ("Star Wars", episodio 1) e Octavia Spencer, vencedora do Oscar; além de Doug Jones e Michael Shannon, no papel do vilão da trama.

O filme trata de um "romance de ficção científica", resumem alguns críticos. Mas a programadora do Tiff vai mais longe. Para Diana, o filme mostra o amor e a ternura que o diretor tem pelos monstros em sua representação e aparição na telona. Atualmente radicado com a família no Canadá, o realizador vai ganhar, ainda este mês, na Art Gallery of Ontario uma exposição que mostrará aproximadamente 500 objetos, inspiração para a criação do director do "Labirinto do Fauno" e " Hellboy".

Outra movimentação deste início de semana se dá com a presença da atriz e diretora Angelina Jollie, que está mostrando seu "First They Killer My Father", além da exibição de outros possíveis oscarizados da próxima edição da festa do cinema nos EUA.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895