Aposta na adaptação para levar a cultura aos gaúchos

Aposta na adaptação para levar a cultura aos gaúchos

Sesc/RS promoveu lives, debates, eventos em drive-in e drive-thru, em diversas linguagens, em época de isolamento social

Sesc Circo, realizado em dezembro, teve mais de 7,7 mil visualizações

publicidade

Adaptação foi a palavra-chave do Sesc/RS em 2020 no setor cultural, que depende da presença do público, mas que devido à pandemia se obrigou a reinventar-se. Por lives nas redes sociais, debates em salas virtuais, eventos drive-in e espetáculos itinerantes, a entidade seguiu realizando sua missão de levar cultura, reflexão e entretenimento à população, reforçando o apoio aos artistas locais. Para 2021, seguirá com programação on-line gratuita, também na de empreendedorismo, educação, esporte, saúde, lazer e ação social, pelo www.pertodevc.com.br


Um dos poucos eventos presenciais, em janeiro, o Festival Internacional Sesc de Música reuniu em Pelotas, 53 professores que desenvolveram atividades para 364 alunos do Brasil e América Latina. Em 12 dias, foram 61 concertos e recitais com mais de 38 mil espectadores. A agenda de cursos e ensaios culminou em apresentações na comunidade, concertos no Theatro Guarany e na Praia do Laranjal e no show de encerramento, que contou com o Grupo Tholl. As lives foram alternativas para levar um alento ao público, estimulando a doação de alimentos ao Mesa Brasil Sesc, e depois com o “Arte Sesc - Em Casa com Você”, os artistas locais, também afetados pela crise, tiveram espaço nas programações. Realizado entre junho e setembro, o projeto promoveu mais de 60 atrações de teatro, circo, dança, cinema, artes visuais, literatura e música. Foram espetáculos, oficinas e debates, disponíveis no sesc-rs.com.br/cultura/artesescemcasa/programacao. 


Na Literatura, o “Arte da Palavra” foi on-line, com quatro oficinas, três debates e mais quatro apresentações do Circuito de Oralidades, alcançando 2.549 pessoas. O Bibliotecas Sesc teve drive-thrus de livros com mais de 3 mil empréstimos. Em dez Feiras Literárias, foram 107 mil pessoas. 
O cinema ao ar livre chegou a mais de 26 mil pessoas a partir de junho, pelo CineSesc Drive-In. Em parceria com Prefeituras, entidades e empresas, o projeto realizou 140 sessões em 52 cidades. A iniciativa estimulou a solidariedade, por meio da troca de ingressos por alimentos, roupas, livros e outros itens para doação a instituições sociais. Realizado em Santa Maria, o Sesc Circo foi adaptado ao formato on-line, em dezembro. Na 6ª edição, o evento se tornou o primeiro festival de circo virtual do Sul do país, com 7,7 mil visualizações. O projeto Transit, em parceria com o Goethe Institut, promoveu estreias inéditas de espetáculos ao meio virtual, enquanto exposições virtuais com Xadalu e a parceria com o Margs geraram mais de 2 mil acessos. 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 16 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895