Arte & Agenda

Apresentação da segunda etapa do projeto Cartografia dos Palcos será neste sábado em Porto Alegre

Mapeando dos equipamentos culturais do Rio Grande do Sul é um dos focos do encontro

Cine Teatro Coliseu, em Camaquã
Cine Teatro Coliseu, em Camaquã Foto : Tom Peres / Divulgação / CP

A segunda etapa do projeto Cartografia dos Palcos – Mapeamento dos Equipamentos Culturais do RS será lançada neste sábado, 25 de outubro, a partir das 14h, no Teatro Zona Cultural, em Porto Alegre. A programação inicia com o Seminário Integrador e Rodada de Conexões, um encontro entre produtores, gestores, artistas e representantes do poder público que busca compartilhar experiências e fortalecer a rede cultural entre Interior e Capital.

O seminário reúbe gestores de seis importantes equipamentos culturais da Capital e do Interior do Estado para discutir novas práticas de gestão e sustentabilidade de espaços culturais. Participam Isabela Silveira, analista de Cultura do Teatro Sesc Canoas; Patrícia Fagundes, integrante da equipe de gestão do Teatro Zona Cultural; Adriane Mottola, diretora artística do Studio Stravaganza; Carlos Alberto Klein (Betinho), diretor do Teatro Adriano Schenkel (Dois Irmãos); Caco Coelho, diretor do Teatro de Arena; e Antonio Hohlfeldt, presidente da Fundação Teatro São Pedro, que administra o Multipalco Eva Sopher.

Às 16h, será apresentada a nova versão da plataforma digital Cartografia dos Palcos — www.cartografiadospalcos.com.br — com funcionalidades que tornam a visita ao mapeamento cultural ainda mais acessível e interativa. A mediação do encontro ficará a cargo da jornalista e produtora cultural Silvia Abreu, coidealizadora do projeto ao lado da jornalista e pesquisadora Michele Rolim.

Desenvolvido desde 2019, o Cartografia dos Palcos tem como objetivo mapear os equipamentos culturais do Rio Grande do Sul nas áreas de artes cênicas e música, identificando suas características técnicas, seus modelos de gestão, sustentabilidade, boas práticas e políticas de investimento. O levantamento, que já reúne 125 espaços culturais certificados, está disponível em uma plataforma pública e gratuita com tecnologia georreferenciada. Em reconhecimento à sua metodologia, em 2020, o projeto passou a integrar o banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A segunda edição, realizada entre 2024 e 2025, traz inovações tecnológicas como Tour Virtual 3D 360º em três importantes teatros de Porto Alegre — Teatro Simões Lopes Neto, Teatro Oficina Olga Reverbel e Teatro de Câmara Túlio Piva, plantas em 3D e fotos em 360º. A proposta é oferecer uma experiência imersiva, combinando tecnologia, arte e inteligência artificial para ampliar o acesso e o conhecimento sobre o patrimônio cultural do Estado. Além do mapeamento, a iniciativa fomenta uma rede de cooperação entre gestores e produtores culturais, incentivando a formação, a qualificação técnica e a inovação na gestão dos espaços e empreendimentos criativos.

A segunda fase do projeto foi financiada pelo Edital SEDAC/LPG nº 09/2023 – Arranjos Colaborativos e Criações Funcionais, Lei Paulo Gustavo (LPG), Governo Federal. Abrangeu as cidades de Porto Alegre, Palmeira das Missões, Rosário do Sul, Bagé, Jaguarão, Camaquã, Canela, Vacaria, Santa Vitória do Palmar, Canguçu, Dois Irmãos, Campo Bom, Palmeira das Missões e Gravataí.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento da segunda etapa do projeto Cartografia dos Palcos – Mapeamento dos Equipamentos Culturais do RS

Quando: sábado, 25 de outubro de 2025, a partir das 14h

Onde: Zona Cultural (Avenida Alberto Bins, 900), Centro Histórico, Porto Alegre (RS)

Programação:

14h – Seminário Integrador & Rodada de Conexões

16h – Apresentação dos resultados do mapeamento e demonstração das novas funcionalidades da plataforma

Quanto: entrada franca

Classificação etária: livre

Inscrições pelo link no site Sympla.

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta domingo, dia 9 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio