"Aquarius" é eleito um dos melhores filmes do ano pela revista Cahiers du Cinéma

"Aquarius" é eleito um dos melhores filmes do ano pela revista Cahiers du Cinéma

Obra brasileira aparece atrás de "Toni Erdmann", "Elle" e "The Neon Demon" em lista da publicação francesa

Correio do Povo

Filme brasileiro vai se consolidando como um dos mais importantes do ano no cenário internacional

publicidade

O polêmico e politizado "Aquarius", dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Sônia Braga, foi eleito o quarto melhor filme de 2016 pela revista francesa Cahiers du Cinéma, uma das mais importantes sobre cinema no mundo. Elogiado no Festival de Cannes, premiado em vários festivais internacionais e indicado ao Spirit Awards, o longa brasileiro aparece atrás de "Toni Erdmann", "Elle" e "The Neon Demon", mas à frente de "Julieta", de Pedro Almodóvar, e "Carol", de Todd Haynes.

A comédia "Toni Erdmann", uma crônica da relação entre uma mulher executiva muito atarefada e seu excêntrico pai, ganhou recentemente o Prêmio Lux do Parlamento Europeu e é a nomeação da Alemanha para a próxima edição do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. É a mesma situação do francês "Elle", que representa seu país na corrida da premiação mais prestigiada da indústria cinematográfica. Na trama, Isabelle Hupert interpreta Michèle Leblanc, uma executiva da indústria dos videogames que carrega as marcas de um crime cometido pelo pai em sua infância. Fria nas suas decisões, ela reage de forma inesperada quando é estuprada por um homem com uma máscara de esqui em sua própria casa: guarda segredo sobre o ocorrido e tenta descobrir a identidade do criminoso e se aproximar dele.

No alemão "The Neon Demon", Jesse (Elle Fannng) é uma jovem de 18 anos que acaba de chegar a Los Angeles. Dona de uma beleza natural impressionante, ela tenta a sorte como modelo profissional. Após tirar algumas fotos mórbidas para um jovem fotógrafo, é contratada por uma conceituada agência de modelos. Bastante ingênua, ela passa a lidar com o ego sempre inflado das demais modelos e também com a maquiadora Ruby (Jena Malone), que possui intenções ocultas com a jovem. Já "Aquarius", também indicado como um dos favoritos revista norte-americana "Variety", vai se consolidando como um dos filmes brasileiros mais importantes do ano no cenário internacional.

Confira a lista:

1. "Toni Erdmann", dirigido por Maren Ade;
2. "Elle" dirigido por Paul Verhoeven;
3. "The Neon Demon" dirigido por Nicolas Winding Refn;
4. "Aquarius" dirigido por Kleber Mendonça Filho;
5. "Ma Loute/Slack Bay" dirigido por Bruno Dumont;
6. "Julieta" dirigido por Pedro Almodóvar;
7. "Rester Vertical/Staying Vertical" dirigido por Alain Guiraudie;
8. "La Loi de la jungle" dirigido por Antonin Peretjatko;
9. "Carol" dirigido por Todd Haynes;
10. "Le bois dont les rêves sont faits" dirigido por Claire Simon.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895