Arte do duo cearense Acidum Project apresenta mural no Instituto Ling

Arte do duo cearense Acidum Project apresenta mural no Instituto Ling

A pintura de grandes dimensões homenageia as rendeiras do Nordeste brasileiro e pode ser conferido até dia até o dia 30 de março

Correio do Povo

No centro da obra, há uma mulher que representa as rendeiras, personagens típicas da produção artesanal cearense

publicidade

Quem passar pelo Instituto Ling (João Caetano, 440) até o até o dia 30 de março pode conferir o resultado da intervenção artística inédita que o duo cearense Acidum Project fez na parede de entrada do centro cultural. O mural de grandes dimensões, desenvolvido em um espaço com 6m de largura e quase 3m de altura, homenageia as rendeiras do Nordeste brasileiro, representando algumas das vivências dos artistas Terezadequinta e Robézio Marques após uma imersão de mais de um ano no litoral cearense, com registros para pesquisar e entender os costumes e a identidade de cada local.

No centro da obra, há uma mulher que representa as rendeiras, personagens típicas da produção artesanal cearense. "Aqui, a gente traz uma foto, mas não necessariamente uma foto de uma pessoa só e, sim, de várias", explica Terezadequinta. "Essas mulheres são muito fortes. Elas são o alicerce, a ponta da família", completa Robézio.

Utilizando materiais que buscam frisar o trabalho artesanal, como papéis, tintas e diferentes tipos de renda, a criação da dupla na parede do centro cultural ainda conta com outros elementos, como as redes, nas laterais, e as jangadas, no topo. "Nosso trabalho tem essa questão oracular, com códigos e símbolos que conseguem conectar diferentes culturas, sensações e arquétipos", conta Robézio.

A obra levou cinco dias para ser executada. A criação pode ser acompanhada em tempo real por quem circulou pelo Instituto Ling durante o mês de novembro. Os bastidores da produção foram registrados em um minidocumentário, feito pela produtora Eroica Conteúdo, que está disponível no canal do YouTube do Instituto Ling.

Serviço:

Acidum Project
Instituto Ling (João Caetano, 440)
Até o dia 29 de dezembro, com visitação de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895