Artista Daniel Acosta faz exposição na Ocre Galeria

Artista Daniel Acosta faz exposição na Ocre Galeria

A abertura será neste sábado, das 11h às 14h

Correio do Povo

'Estimado Selvagem (leão)', 2008, em MDF, compensado e fórmica (120x200x15cm), é uma das obras em exposição

publicidade

Um dos mais comemorados nomes da arte contemporânea no Brasil, o gaúcho Daniel Acosta, realiza na Ocre Galeria sua mais nova exposição intitulada “Embutidos, Permeáveis, Topológicos, Rotores”. A abertura será neste sábado, 21 de outubro, das 11h às 14h.

Tensionando os limites entre arte, arquitetura e design, e, ao mesmo tempo, redefinindo estes conceitos na arte contemporânea, o artista apresenta obras de diversos períodos de sua trajetória, ao mesmo tempo em que exibe trabalhos criados especialmente para o espaço expositivo localizado na rua Demétrio Ribeiro, 535, Centro Histórico de Porto Alegre. Esta é a segunda individual do artista em Porto Alegre. A primeira foi “Transfigurações”, em 1999, que ocupou a Sala de Exposições do Instituto de Artes da Ufrgs. 

Em “Embutidos, Permeáveis, Topológicos, Rotores”, Daniel Acosta reúne obras de 2008, 2010, 2018, 2021, 2022 e 2023, o que confere à mostra certo tom de retrospectiva. Ao longo de mais de 30 anos de produção e inúmeras distinções, Daniel Acosta tem trabalhado com escultura, desenho, fotografia, instalações e arquiteturas portáteis.

Mais recentemente tem operado em um contexto híbrido entre arte, design e arquitetura, construindo pequenas arquiteturas/mobiliários para o espaço urbano. A paixão e a habilidade no trato da madeira é herança do pai, proprietário de uma marcenaria na qual, ainda criança, produzia seus próprios brinquedos e maquetes de pequenas cidades em papelão.

Doutor em Artes pela ECA/USP é, também, professor de desenho e escultura na Universidade Federal de Pelotas/RS. Para o professor e curador Tadeu Chiarelli, Daniel Acosta pertence a uma geração de artistas que vem “redefinindo os conceitos de pintura e escultura e com isso expandindo o campo para a instauração da arte contemporânea no Brasil”, ou como declarou o critico José Roca: “(...) o trabalho de Daniel Acosta questiona a proverbial inutilidade da arte. As suas esculturas/recintos/móveis convidam o espectador a um exercício ativo de particpação, interação e diálogo”.

A expolsição fica aberta a visitação até 25 de novembro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h30min.

CONVERSA COM O ARTISTA

No dia 9 de novembro, quinta-feira, às 18h, ocorre a Conversa com o Artista, tendo a mediação da pesquisadora e crítica de arte Gabriela Motta. Na ocasião, Acosta vai falar de seu processo criativo.

 

SERVIÇO:

O Quê: Embutidos, Permeáveis, Topológicos, Rotores. Exposição de Daniel Acosta

Onde: Ocre Galeria (rua Demétrio Ribeiro, 535), bairro Centro Histórico, em Porto Alegre.

Quando: Abertura dia 21 de outubro de 2023, sábado, das 11h às 14h.

Visitação de 23 de outubro a 25 de novembro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h30min.

Quanto: Entrada franca.

Recomendação etária: Livre. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 17 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895