Artista gaúcha Ana Norogrando encerra mostra em Portugal
Exposição ficou em cartaz por 115 dias no Fórum Cultural de Ermesinde na cidade do Porto

publicidade
A artista visual gaúcha Ana Norogrando encerrou neste domingo (29/09), em Portugal, sua exposição de longa duração (115 dias), inaugurada em 7 de junho passado, no Fórum Cultural de Ermesinde, na região da cidade do Porto. Na mostra, a artista apresentou 143 obras, incluindo esculturas, pinturas, vídeos e fotografias.
A curadoria de “A Crueza da Forma de Ana Flâneuse” foi de Gaudêncio Fidelis, atualmente professor associado de História da Arte do programa de Arte e História da Arte do Hunter College da Universidade do Estado de Nova York.
“Esta exposição representa a culminância de cerca de cinco anos de trabalho construído através de uma constante busca por formas e imagens que estejam em sintonia com uma perspectiva feminista”, disse Ana. Em maio, ela expôs a instalação multimodalidade “O Submarino Feminista Aquafluxo”, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa.
Para o curador, “a produção de Ana Norogrando, ao incorporar uma estratégia crítica feminista de flanância, promove uma desobediência da forma artística diante da normatividade que incorpora os ecos da história discursiva sobre as experiências de gênero no espaço público”. Desse modo, segundo Gaudêncio, Ana “dá uma contribuição de grande significado para uma história da criatividade”.
Veja Também