Artista minimalista Ellsworth Kelly morre aos 92 anos

Artista minimalista Ellsworth Kelly morre aos 92 anos

Americano era conhecido por suas pinturas abstratas

AFP

publicidade

O artista americano Ellsworth Kelly, conhecido por suas pinturas abstratas, a simplicidade das formas de suas esculturas e gravuras em cores brilhantes, morreu aos 92 anos. Segundo o jornal New York Times, Matthew Marks, proprietário da galeria de mesmo nome em Manhattan, anunciou a morte de Kelly.

Ellsworth Kelly nasceu em Oradell, nos arredores de Nova York, e ainda jovem estudou no Pratt Institute, antes de ser enviado à Europa como recruta em janeiro de 1943. Depois de deixar o exército em 1945, estudou pintura na Escola do Museu de Belas Artes de Boston. "Era muito tradicional. Sempre pintava nus, sem cor. Gostava de Kandinsky. Queria fazer algo diferente", disse ele em uma entrevista este mês ao jornal britânico The Guardian, em que afirmou que continuava a trabalhar em suas obras. "Eu dou o que tenho. Já não posso trabalhar em telas muito grandes, de modo que as ideias se veem um pouco bloqueadas", disse ele
.
Como artista, os anos de ouro de Kelly foram passados em Paris, cidade que havia visitado durante a Segunda Guerra Mundial e onde viveu e estudou em 1948.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895