Arte & Agenda

Artistas do Bolshoi defendem solista acusado de ataque com ácido

Bailarino admitiu que queria que Filin fosse agredido, mas negou ter pedido uso de ácido

Bailarino admitiu que queria que Filin fosse agredido, mas negou ter pedido uso de ácido
Bailarino admitiu que queria que Filin fosse agredido, mas negou ter pedido uso de ácido Foto : AFP
Mais de 300 artistas do balé Bolshoi pediram nesta terça-feira ao presidente russo, Vladimir Putin, que crie uma comissão independente para investigar o ataque com ácido ocorrido em janeiro passado contra o diretor artístico da prestigiada instituição de Moscou, Serguei Filin, e denunciaram a acusação, que consideraram precipitada, contra o solista Pavel Dimitrichenko. 

"Para os que conhecem Pavel Dimitrichenko, a ideia de que possa chegar a ser o instigador (...) parece absurda", afirmam. Dimitrichenko foi colocado na quinta-feira, dia 7 de março, em prisão preventiva e foi acusado como suposto instigador do ataque contra Filin.

A presidente da audiência, Marina Orlova, atendeu à solicitação dos investigadores, que pediram ao tribunal que prendesse o bailarino, detido na terça-feira, que admitiu que queria que Filin fosse agredido, mas negou ter pedido que o atacasse com ácido. O bailarino compareceu junto ao suposto agressor, Yuri Arrusticar, e a um motorista, que também foram colocados em prisão preventiva. A polícia estimou que o assunto estava elucidado.

O diretor artístico do teatro Bolshoi, Filin, vítima da agressão com ácido no dia 17 de janeiro na porta de seu edifício, vinculou imediatamente o ataque a sua atividade profissional e declarou em uma entrevista à televisão que estava absolutamente certo da identidade de seu agressor, sem dar mais detalhes. Filin, que sofreu queimaduras de terceiro grau, foi submetido a um enxerto de pele e a várias operações nos olhos, já que a córnea foi afetada.


Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 17 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio