As três décadas de um gigante da cena no país

As três décadas de um gigante da cena no país

Com o espetáculo ‘Julius Caesar – Vidas Paralelas’, às 20h, na PUCRS, abre hoje o 30º Porto Alegre em Cena, na capital gaúcha

Correio do Povo

"Julius Caesar - Vidas Paralelas" é o espetáculo que abre o Porto Alegre em Cena

publicidade

Com uma importância tão gigante quanto a Feira do Livro, apesar de ter 39 anos a menos de existência, o Porto Alegre em Cena chega a sua 30ª edição, com uma programação mais enxuta, mas bastante significativa. A mostra terá teatro para adultos e crianças, dança, música, circo e espetáculos de rua, com atrações do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Pernambuco até o dia 19 de setembro. São 17 espetáculos e cinco nacionais. A programação contempla o eixo educativo com oficinas e pontos de encontro para trocas de saberes.

O espetáculo que abre o festival será “Julius Caesar – Vidas Paralelas” (RJ), com apresentação hoje e amanhã, às 20h, no Teatro da PUCRS (Ipiranga, 6681). A montagem que celebra os 35 anos de trajetória da Cia. dos Atores, com dramaturgia e direção de Gustavo Gasparani, parte da tragédia “Júlio César”, de William Shakespeare, para abordar as intrincadas relações de poder que perpassam a trama original, mas aqui inseridas em um novo contexto: os ensaios de uma companhia teatral que prepara uma montagem da peça sobre o imperador romano.

Em cena, uma companhia teatral ensaia a peça sobre o imperador romano. Todas as questões de um grupo de teatro que convive há décadas, bem como assuntos mais amplos da classe artística, vão se revelando no decorrer da trama, cruzando-se com a história original de Shakespeare, que vai se desenhando ao longo dos ensaios. Nas duas situações, vêm à tona dilemas da humanidade. A trama de Shakespeare é ambientada em Roma, 44 anos antes de Cristo. O povo romano quer entronizar Júlio César como imperador. Antes apoiadores do governo, Cássio e Casca convencem Brutus – amigo de César, mas ainda mais leal a Roma – a organizarem um complô para assassinar o líder. No Senado, os conspiradores apunhalam César, sendo Brutus o último a golpeá-lo. No elenco, estão Cesar Augusto, Gabriel Manita, Gilberto Gawronski, Isio Ghelman, Lucas da Purificação e Suzana Nascimento. Ingressos pelo Guichê Web. 


 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895