Ator caxiense Davi Souza é a "velha" do tradicional bloco de carnaval de rua em Caxias do Sul

Ator caxiense Davi Souza é a "velha" do tradicional bloco de carnaval de rua em Caxias do Sul

se apresentará em mais uma edição do Bloco da Velha, marcada este domingo, 11, a partir das 14h, no entorno da antiga Maesa

Correio do Povo

O Bloco da Velha é considerado o maior carnaval de rua da Serra gaúcha

publicidade

O ator caxiense Davi Souza, 49 anos, e há 28 vestindo a pele das mais diversas personagens, se apresentará em mais uma edição do Bloco da Velha, marcada este domingo, 11, a partir das 14h, no entorno da antiga Maesa (rua Dom José Baréa), em Caxias do Sul. Em meio à folia carnavalesca, é conhecido por interpretar a “Bastiana das Dores”, uma irreverente figura que faz graça e leva alegria ao público que participa do maior bloco de carnaval de rua da Serra gaúcha.

O também professor de teatro, desde 2002, é diplomado em Artes Cênicas - Módulo Sequencial – pela UCS e diretor da Claque! Entre seus inúmeros projetos, foi o idealizador do grupo artístico Médicos do Sorriso, dirigiu o espetáculo “A Ópera do Vinho”, em Bento Gonçalves, e colaborou como diretor e produtor de muitos Natal Luz de Gramado.

A Bastiana nasceu em meados dos anos 2000, no espetáculo adulto Rapunzel Corpinho de Mel, em Caxias do Sul. “A inspiração vem de uma senhora que vendia móveis antigos e também incorpora traços da minha mãe e tias. O nome vem da dona Bastiana, uma benzedeira do bairro Floresta, onde eu nasci”, conta.

Desta vez, a festa alvissareira em Caxias do Sul homenageia a terra do afoxé e do samba de roda com a máxima “O que é que a Bahia tem?”. É com essas características que o figurino da Bastiana será estilizado. “Virá com uma saia rodada com bastante colares, turbante e principalmente com a alegria da personagem. Sei o quanto o carnaval baiano mexe com as pessoas, o quanto o povo é alegre, receptivo e carinhoso. É isso que o Bloco da Velha trará a Caxias, um pouquinho do axé, do azeite dendê e, acima de tudo, brincadeira e diversão”, destaca Souza.

Para Davi Souza, um dos momentos marcantes foi um carnaval em que a família da dona Bastiana, a benzedeira, criou o bloco “As Bastianas”. “Eu estava no palco vestido à caráter e quando vejo aquele grupo de pessoas percebo que são os parentes da mulher que inspirou o nome da personagem. Fiquei muito emocionado com a homenagem, de a família estar ali reconhecendo e feliz de me valer do nome dela”, recorda.

Nesta 12ª edição, a personagem Bastiana espera reunir um público de mais de 80 mil, e deixa um recado: “Que todos se divirtam. É uma brincadeira saudável, com direito à reunião de família, pais e filhos. E que juntos possamos mostrar que o Bloco da Velha é o carnaval de rua de Caxias do Sul. Salvador é aqui. A Bahia é aqui. Espero vocês domingo lá no ‘Broco da Véia’”, elucida.

12ª edição do Carnaval Bloco da Velha 2024

Quando: 11 de fevereiro, domingo, das 14h às 21h

Onde: Rua Dom José Baréa, no entorno da antiga Maesa


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895