Arte & Agenda

Ator gaúcho amplia divulgação de peças gaúchas em Nova Iorque

Ator e produtor radicado na Big Apple, Gabriel Neumann, abre novo capítulo na carreira prospectando trazer espetáculos teatrais do RS aos EUA

Gabriel Neumann em "A Arte Não Tem Tempo", de 2013, com direção de Erick Gallani
Gabriel Neumann em "A Arte Não Tem Tempo", de 2013, com direção de Erick Gallani Foto : Juh Ninho / Divulgação / CP

O  ator gaúcho Gabriel Neumann, que reside em Nova Iorque, está empenhado em levar a cultura brasileira ao palco internacional. Com carreira repleta de atuações no teatro e na televisão, Neumann se concentra em ampliar a divulgação de peças brasileiras nos Estados Unidos e no exterior. Ator e produtor radicado em Nova Iorque, Neumann, é natural de Porto Alegre, RS, é formado em atuação e já trabalhou em diversas produções de teatro, cinema e TV nos dois países. Entre as peças que atuou estão as Off-Broadway "Imogen Says Nothing", da companhia teatral Fiasco Theater e ‘Rough Trade", do dramaturgo Kev Berry. Outras atuações do artista são "Crumbs Of Joy", dirigida por Elena Vannoni e a peça "And The Trees Fall Down" de Viviana Prado-Nunez. 

A carreira nas artes, iniciada aos 6 anos de idade, no grupo de teatro do colégio em que estudava, aliada ao compromisso com a educação contínua, o levou aos Estados Unidos em 2018, onde frequentou  o Conservatório de Verão do Stella Adler Studio . Depois de completar o programa, Gabriel passou em um teste e foi oferecido a ele o papel principal na estreia mundial de ‘And the Trees Fall Down’, de Viviana Prado-Nunez, no The Center at West Park. Só então decidiu mudar definitivamente e tentar a carreira em Nova Iorque. Em 2019, integrou o Conservatório Inaugural da companhia novaiorquina Fiasco Theater, com quem trabalha frequentemente até hoje.  Gabriel é membro da AEA - Actor's Equity Association and the Brazilian Actor's Union. 

Conhecido por sua versatilidade e habilidades de atuação, tendo atuado em diversas produções teatrais no Brasil e nos Estados Unidos, a paixão dele pela dramaturgia brasileira o inspirou a iniciar este novo capítulo em sua carreira, dedicando-se a trazer histórias autênticas do Brasil para o público internacional. "O teatro é uma forma poderosa de conectar culturas e pessoas", afirma Neumann. "Tenho a sorte de ter tido a oportunidade de atuar em peças incríveis ao longo da minha carreira, e agora quero compartilhar essas experiências com o mundo, destacando a riqueza da dramaturgia brasileira." Neumann está atualmente trabalhando em parceria com produtores e diretores de teatro em Nova Iorque para identificar peças brasileiras que tenham o potencial de encantar o público internacional. Ele também está explorando oportunidades de coprodução e colaboração com artistas brasileiros e estrangeiros para levar o teatro brasileiro a novos patamares. Mais detalhes pelo gabrielneumann.com. 

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 16 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio