Bailarina apresenta workshop sobre Butoh em Porto Alegre

Bailarina apresenta workshop sobre Butoh em Porto Alegre

Aulas com pioneira da dança japonesa na Capital acontecem nesta sexta e no final de semana

Correio do Povo

Ana passou três temporadas no Japão estudando a técnica da dança

publicidade

Pioneira no estudo e na prática do Butoh em Porto Alegre, a bailarina gaúcha Ana Medeiros transmite os ensinamentos sobre a técnica nesta sexta e no final de semana, na Usina do Gasômetro (Presidente João Goulart, 551). Das 15h às 18h, a coreógrafa ministra um workshop sobre a dança que surgiu em terras nipônicas após a Segunda Guerra Mundial. As inscrições para as aulas, cujo investimento é de R$ 350 para o pacote e R$ 120 para sessões avulsas, devem ser feitas pelo e-mail.

Ana passou três temporadas no Japão estudando a dança e aprimorando os fundamentos diretamente com Yoshito Ohno, filho de Kazuo Ohno, criador da técnica artística. No programa, serão trabalhados os princípios dessa arte, além de apresentação teórica e interativa com textos, fotos e vídeos, e experimentação com exercícios acessíveis a profissionais da dança ou ao público em geral.

A bailarina, que viveu por 23 anos em Nova Iorque, onde teve contato com grandes nomes da dança contemporânea, e também coreografou e subiu em palcos de diversos países, acredita que a dança é uma experiência transformadora. Para ela, o Butoh é uma filosofia de vida. "Não existe o virtuosismo físico de grandes passos, nem a velocidade estonteante de um corpo a se mover no espaço. Ao contrário, o virtuosismo nasce de dentro da célula quase imperceptível, se dá na metamorfose destes estados e nas transições internas que o dançarino experimenta transpondo seu corpo", define

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895