O Banrisul anunciou, nesta sexta-feira, às 14h, uma doação nunca antes realizada pelo banco estatal para instituições de cultura do Estado. Um total de R$ 25 milhões será cedido diretamente aos órgãos culturais do Centro Histórico que foram atingidos por inundações na Capital. O anúncio foi feito pelo presidente do Banrisul, Fernando Lemos, em evento realizado no MARGS, na Praça da Alfândega, com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Cultura, Beatriz Araujo.
Dentre os prédios contemplados pelas doações, estão a Casa de Cultura Mário Quintana, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (MUSECOM) e o Memorial do Rio Grande do Sul.
“Os setores culturais e artistas não ficarão para trás. Existe uma economia por trás da cultura, isso deve ser reconhecido e também alavancado. Estamos começando pela cultura, se na pandemia foram os últimos, agora estão sendo os primeiros. Queremos que todos possam se colocar em pé novamente e mais forte”, ressaltou o governador Eduardo Leite.
No MARGS, onde a medição do alagamento chegou a dois metros de altura, o investimento será de R$ 5 milhões 686 mil e 547 reais. Segundo Lemos, o dinheiro estará disponível em caixa a partir deste sábado. A verba será utilizada para a recuperação do mobiliário, equipamentos, documentos administrativos e obras do acervo em papel, entre gravuras, fotografias e desenhos, que foram impactadas pela inundação.
A estimativa preliminar do Banrisul é que o investimento na Casa de Cultura Mário Quintana seja de R$ 2 milhões 622 mil e 492 reais. Já na OSPA a previsão é de R$ 1,8 milhões, enquanto no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa é de R$ 1 milhão e no Memorial do Rio Grande do Sul de 91 mil e 510 reais.
Após o anúncio do repasse de verbas, funcionários do MARGS fizeram uma demonstração ao público mostrando os trabalhos de resgate de obras de arte que estão sendo feitos após o alagamento do prédio.
Banrisul anuncia doações para as instituições culturais
Banrisul também anunciou programa de editais e patrocínios para sedes culturais do Estado
Um edital complementar de patrocínios no valor de até R$ 5 milhões, voltado exclusivamente para projetos culturais, também deve ser anunciado pelo Banrisul nos próximos dias. Com inscrições ainda no mês de junho, o programa de editais contemplará projetos com sede em qualquer município do Estado, nas áreas de cinema, circo, dança, exposição, festival de música, fotografia, literatura, música, orquestra, teatro, entre outros.
Os projetos inscritos deverão ocorrer ainda dentro do ano de 2024. Segundo Lemos, a iniciativa busca fortalecer o setor cultural como um todo, que sofre direta e indiretamente com os impactos causados pelas enchentes no Estado.
Já no âmbito de patrocínios diretos a projetos culturais, o Banrisul também anunciou investimentos volumosos, sem citar valores. O banco apoiará a realização do espetáculo “O Grande Encontro: música dos gaúchos”, turnê itinerante que deve começar em setembro, na Praça da Alfândega, passando por 7 cidades do interior do Estado, com apresentações gratuitas em espaços públicos.
Outros projetos culturais da Capital também terão patrocínio do Banrisul, como:
- RS Música Urgente no Palco - Theatro São Pedro / 21 de junho de 2024
- Festival de Cinema de Gramado - 9 a 17 de agosto de 2024
- Caravana Solidária - julho de 2024
- Festival Emergencial de Artes Cênicas do RS - 19 a 27 de julho de 2024
- Feira do Livro de Porto Alegre - outubro / novembro de 2024
- Bienal do Mercosul - reprogramada para 2025
Parceria com o Sebrae viabilizará auxílio de R$3 mil a Microempreendedores Individuais (MEIs)
Ainda na ocasião dos anúncios para a cultura, nesta sexta-feira, o governador Eduardo Leite antecipou a notícia de uma parceria firmada com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
(Sebrae) em apoio aos Microempreendedores Individuais (MEIs).
Segundo o governador, o acordo com o Sebrae garantirá R$3 mil reais para que os Microempreendedores Individuais possam se reerguer, apoio técnico com uma consultoria da Sebrae voltada para aqueles que foram atingidos por alagamentos e R$ 10 mil reais via Recursos do Fundo de Apoio a Cultura. Ao todo, a iniciativa mobiliza em torno de R$ 59,5 milhões.
O governador não deu mais informações sobre como funcionarão os repasses de verbas. O anúncio deve ser detalhado nos próximos dias.