Barroco Italiano em concerto da Orquestra de Câmara da Ulbra no Farol Santander POA

Barroco Italiano em concerto da Orquestra de Câmara da Ulbra no Farol Santander POA

Espetáculo será neste domingo, dia 16 de julho, às 18h, com participação de Hanon Rossi, ao cravo

Correio do Povo

A Orquestra de Câmara da Ulbra sob regência de Tiago Flores

publicidade

Neste domingo, dia 16 de julho, às 18h, a Orquestra de Câmara da Ulbra realiza concerto, no Farol Santander Porto Alegre (Rua Sete de Setembro, 1028), dedicado ao período Barroco Italiano. Serão interpretadas obras de Giuseppe Torelli, Francesco Geminiani e Arcangelo Corelli. Participação de Hanon Rossi, ao cravo.

O programa inicia com Concerto para Cordas - Op 6, nº1 - de Torelli -  compositor, violinista e pedagogo italiano, contemporâneo de Corelli e que teve grande importância no desenvolvimento do Concerto Grosso. A próxima música é *Concerto Grosso  "La Folia", de Geminiani. A obra é uma adaptação de outra de mesmo nome, composta por Corelli, que foi professor de Geminiani. Trata-se de uma sequência de variações sobre um padrão harmônico que chama atenção pelos desafios técnicos que demandam do violinista. A partitura de Geminiani segue exatamente a sequência de variações escrita por Corelli, contudo ele elabora algumas das variações de seu mestre ao explorar novas texturas, acrescentar contrapontos imitativos e redescobrir vozes entre os instrumentos da orquestra.

Para fechar, a Orquestra executa os *Concertos Grossos Op. 6, números 1, 2 e 3, de Corelli, grande nome da música Barroca, conhecido pelo mérito de ter favorecido a expansão do concerto grosso e contribuído de modo decisivo para o enobrecimento do violino, devido ao tratamento técnico que deu ao instrumento que conquistou definitivamente a corte.

*Concerto Grosso, característico do período Barroco, é um gênero estritamente instrumental, na qual um grupo de solistas — geralmente dois violinos e um violoncelo — dialoga com o resto da orquestra.

Ingressos de acesso ao Farol Santander custam R$ 17 (inteira) e R$ 8,50 (meia entrada). Compra pela plataforma Sympla ou na hora, diretamente na bilheteria (sujeitos à disponibilidade).

 

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895