Baterista do Sul ganha espaço no exterior

Baterista do Sul ganha espaço no exterior

Músico gaúcho Eduardo Baldo forma com outros dois conterrâneos a banda Red Devil Vortex, que lançou o disco e faz turnê nos EUA

O gaúcho Eduardo Baldo, um dos principais bateristas brasileiros, tem carregado a bandeira do RS. Eduardo, que já foi eleito melhor baterista pela revista Burn! (maior revista de Heavy Metal da Ásia), forma com outros dois conterrâneos a banda Red Devil Vortex, que lançou o disco de estreia, já disponível nas plataformas digitais.

publicidade

O gaúcho Eduardo Baldo, que já foi eleito melhor baterista pela revista Burn! (maior revista de Heavy Metal da Ásia), forma com outros dois conterrâneos a banda Red Devil Vortex, que acaba de lançar o disco homônimo de estreia, disponível nas plataformas digitais. Gabriel Connor (baixo e vocal), Luis Kalil (guitarra) completam a banda, que anunciou nova turnê nos Estados Unidos em parceria com Doyle, guitarrista da clássica banda de shock rock/punk Misfits.

A turnê de lançamento do novo disco deve acontecer nos meses de abril e maio passando por mais de 13 estados em cidades como Manchester, Columbus, Fort Collins, San Diego, Las Vegas, Tampa, Santa Ana, Oklahoma e Greenville, entre outras. A banda já havia lançado dois EPs.

O disco de estreia “Something Has To Die” (2018) foi gravado em Los Angeles e produzido por Adair Daufembach, que produziu e gravou nomes como Project 46, Dirk Verbeuren e Kiko Loureiro e outros.

Baldo esteve entre os cinco melhores bateristas nacionais entre 2011 e 2017, nas enquetes populares do maior site especializado em rock (whiplash.net). Em 2013, foi eleito pelos leitores da revista Burrn! - publicação especializada em rock do Japão - melhor baterista, numa lista com 40 nomes, ficando à frente de nomes como Neil Peart (Rush), Tommy Aldridge (Whitesnake, Ozzy), Dave Lombardo (Slayer), Scott Travis (Judas Priest) e Gene Hoglan (Death, Testament).

Baldo começou a tocar bateria em 2001, aos 17 anos. Fez seu primeiro show em Porto Alegre no Garagem Hermética, em abril de 2001. Tocou em todos os principais lugares da Capital, inclusive no parque Condor, que foi improvisado para o show do Metallica, em 2010.

Ex-baterista da banda Hibria, com o grupo se apresentou no Canadá em 2009 e 2015 e fez seis turnês no Japão, sendo que tocou duas vezes no Loud Park, que é o maior festival de heavy metal da Ásia, quando dividiram o palco com Judas Priest, Megadeth, Slayer, Anthrax, entre outros.

Eles também tocaram em Hong Kong, Taiwan e duas vezes na Coreia do Sul e em dois festivais na China. O Hibria foi a primeira banda de heavy metal brasileira a tocar na China (2011). Ao longo da carreira, o grupo gravou DVD em Tokyo, tocou no Rock in Rio e abriu shows para artistas internacionais como Metallica em Porto Alegre, Ozzy em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, Black Sabbath em Porto Alegre, Megadeth em Nagoya. Eduardo Baldo se mudou para Los Angeles em 2017, para estudar no Musicians Institute, escola que formou grandes nomes como o baterista Chad Smith (Red Hot Chilli Peppers), o guitarrista Paul Gilbert (Mr. Big), o baterista Ray Luzier (David Lee Roth, Korn) e Mateus Asato, guitarrista brasileiro que tocou com Jessie J. e Bruno Mars.

Ao se formar em 2018 no Musicians Institute, foi chamado para tocar com o baixista e vocalista Glenn Hughes (Deep Purple e Black Country Communion). Ele trabalhou como baterista para o estúdio Riot Van em North Hollywood, onde teve a oportunidade de gravar com artistas independentes da cena californiana. Foi em Los Angeles que teve a oportunidade de tocar com o guitarrista gaúcho Luis Kalil. Em 2023, tocou com a guitarrista Nili Brosh (Danny Elfman) no Joe Satriani G4 Experience, em Las Vegas.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895