Bebê Kramer e Filarmônica Forma em concerto no Theatro São Pedro
O acordeão é o protagonista das apresentações nesta sexta e sábado, com 54 músicos no palco, sob a regência de Antonio Borges-Cunha
publicidade
O acordeão é o protagonista do “Concerto para Acordeão e Orquestra”, com apresentações nesta sexta, dia 27 de outubro, e sábado, dia 28 de outubro, às 20h, no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n). No palco, o Bebê Kramer e Filarmônica OntoArte Recanto Maestro (Forma), formada por 54 músicos, sob a regência de Antonio Borges-Cunha. Os ingressos estão à venda pelo site teatro.
O acordeonista Bebê Kramer vem há mais de dois anos estudando "Concerto para Acordeão e Orquestra", composição inédita de Vagner Cunha. Segundo Bebê, a qualidade do concerto é proporcional a sua dificuldade: “É um desafio técnico enorme, minha mão e minha cabeça nunca passaram por isso. Mas Vagner me deu liberdade para adaptar, caso a execução para acordeão ficasse muito complicada”, salienta.
O “Concerto para Acordeão e Orquestra” é um desdobramento da parceria entre Bebê e o violinista Vagner Cunha. Os dois, mais o violonista Paulinho Fagundes, formam o instrumental YbY, que em 2021 lançou o CD homônimo, com sonoridade original que desconhece fronteiras físicas e estéticas. O seu lançamento está previsto para o fim do ano.
Bebê Kramer
Radicado no Rio de Janeiro, Bebê (Vacaria / RS) é destaque na nova geração de acordeonistas brasileiros. Seu fole trafega não só pelas sonoridades gaúchas, mas por outros regionalismos do mundo. Ele desenvolve carreira solo e parcerias com Yamandu Costa, com o acordeonista Toninho Ferragutti e com o contrabaixista Arismar do Espírito Santo. Bebê já excursionou por mais de 13 países.
Vagner Cunha
Vagner Cunha é compositor, violinista, arranjador e produtor por diversos gêneros e sonoridades. Em 2018, estreou “O Quatrilho”, sua primeira ópera, baseada em texto homônimo de José Clemente Pozenato. O espetáculo “A Paixão de Dante”, coleção de récitas criadas por Vagner para orquestra e coro em homenagem a Dante Alighieri, estreou em 2021 no São Pedro. Compôs para Yamandu Costa o “Concerto para Violão de 7 Cordas e Orquestra”, que estreou em 2015.