Berlinale 2024 abre com discursos fortes e drama histórico

Berlinale 2024 abre com discursos fortes e drama histórico

Cillian Murphy, Emily Watson e Matt Demon participaram de evento de abertura da 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim

Marcos Santuário

Matt Damon e Cillian Murphy em Berlim

publicidade

A 74 edição do Festival Internacional de cinema de Berlim teve au abertura oficial com a pontualidade germânica na noite desta quinta-feira, dia 14. Anunciando as presenças em sala de nomes como Win Wenders, Cillian Murphy, Emily Watson, Matt Demon, entre outros, foi seguido de falas oficias, dos organizadores e da ministra da Cultura. As falas tocaram forte na condenação à violência é à guerra, e ada necessidade de apoio à Ucrânia, entre outras nações, dando o tom político e arrancando aplausos da audiência em geral. Não é de estranhar, quando lembramos que, durante a Guerra do Vietnã a Berlinale não exibiu filmes durante dois dias e se tornou local de debates e discussões sobre aquela situação bélica.

Nesta 74ª Berlinale, milhares de espectadores, espalhados por diferentes espaços, acompanharam a cerimônia. Inclusive na parte externa do teatro em que se desenvolve a abertura do evento.

O momento cinematográfico da noite da abertura ficou por conta da premiere mundial do longa-metragem “Small things like these”, adaptação do livro de mesmo nome da irlandesa Claire Keegan, e com Cillian Murphy e Emily Whatson, que acompanharam a cerimônia em Berlim.

O filme, dirigido por Tim Mielants, tem roteiro de Enda Walsh, e foi produzido por Murphy e Alan Moloney, por meio de sua empresa junto com Catherine Magee. Matt Damon e Drew Vinton também produzem o filme ao lado dos produtores executivos Ben Affleck, Kevin Halloran e Michael Joe.

A obra, baseada no livro homônimo da premiada escritora irlandesa Claire Keegan, revela questões sobre a Irlanda Lavanderias Magdalen, asilos administrados por instituições católicas romanas de 1820 a 1996, com o objetivo de “recuperar jovens mulheres perdidas”. Na produção, Cillian Murphy dá vida ao dedicado pai e comerciante de carvão Bill Furlong. E é durante o Natal de 1985 que ele descobre segredos surpreendentes guardados pelo convento da cidade. Ao mesmo tempo o espectador é apresentado ao passado de Bill, com alguns eventos marcantes de sua infância. Além do ator, o elenco conta nomes como Eileen Walsh, Michelle Fairley e Emily Watson.

Muito aplaudido, o filme de Tim Mielants concorre ao lado outros 19 ao Urso de Ouro e ao Urso de Prata. A atriz mexicana-queniana Lupita Nyong'o comanda o júri internacional que indicará os premiados. Nesta edição, fazem parte deste júri o ator e diretor americano Brady Corbet, a diretora de Hong Kong Ann Hui, o diretor alemão Christian Petzold, o diretor espanhol Albert Serra, a atriz e diretora italiana Jasmine Trinca e a escritora ucraniana Oksana Zabuzhko.

O Festival de Berlim vai até dia 25 deste mês.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895