Bert Jr. lança seu primeiro romance em Porto Alegre

Bert Jr. lança seu primeiro romance em Porto Alegre

Embaixador do Brasil em Cabo Verde, o escritor autografa "Antes do fim do riso" e conversa com o público no sábado, dia 20 de abril, na Livraria Taverna

Correio do Povo

Diplomata, Bert atua como embaixador do Brasil na República de Cabo Verde

publicidade

Bert Jr., escritor gaúcho e embaixador do Brasil em Cabo Verde, lança seu primeiro romance em Porto Alegre, no sábado, dia 20 de abril, às 16h, na Livraria Taverna, térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). "Antes do fim do riso" (editora Oito e Meio) parte dessa premissa aparentemente absurda para tecer uma "distopia humorística", que lança luz às intersecções entre a vida social e a política. Haverá uma roda de conversa com o autor, com mediação com a escritora Renata Pereira, seguida de uma sessão de autógrafos.

Antes do fim do riso

"Antes do fim do riso" se passa na capital de um país fictício em um momento pós-pandêmico, que, após a perda de 5 milhões de vidas, passa a apontar o riso e o humor como formas letais de contágio do vírus que devem, portanto, serem erradicadas a qualquer custo. Desta forma, passam a ser adotadas medidas formais e informais de disciplina e censura à sua expressão, como a brigada anti-humor, que têm, como líder, o capitão Genus Miliblaster.

Não são todos, porém, que endossam essa narrativa. O protagonista do romance, Risolindo Spaglioleo, cujo próprio nome já revela sua visão e vocação, é encarado pelo governo como um rebelde. Professor de literatura, ele também realiza trabalhos em um hospital importante, onde é reconhecido pela sua capacidade de levantar o humor e a vitalidade de pacientes terminais.

O leitor acompanha a trajetória pessoal e o desenvolvimento do professor, que perpassa temas como a insegurança quanto à carreira de comediante e uma atribulada vida amorosa, dividida entre figuras femininas cativantes, mas antagônicas. E é justamente nesse núcleo mais pessoal que a distopia se desenrola, apontando para a reflexão acerca da instauração de narrativas governamentais - das quais muitas vezes envolvem coerção, censura e violência - e da importância psíquica e social do humor e do riso.

Segundo Bert, a ideia para "Antes do fim do riso" surgiu em 2021. Observando os desdobramentos do quadro sanitário causado pelo Covid-19, o diplomata se perguntou "e se, num contexto de crise sanitária ainda mais grave, uma corrente política oportunista decidisse acusar o humor de ser o grande responsável pelos problemas nacionais?". Esse questionamento acabou se tornando a espinha dorsal da obra.

Veja Também

Bert Jr.

Natural de Porto Alegre, Bert Jr. tem 61 anos e é graduado em História pela Ufrgs e em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco. Hoje, ele atua como embaixador do Brasil na República de Cabo Verde. Como escritor, estreou na ficção em 2020, com o volume de contos “Fict-Essays e contos mais leves”, o primeiro de uma trajetória de sete livros nos gêneros poesia, conto, crônica e romance.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895