A relação peculiar e turbulenta entre a sociedade e a política é o mote de “O Homem que Matou Liberty Valence”, do britânico Jethro Compton, que ganha versão online dirigida por Mário Bortolotto. Com Bianca Bin - em sua estreia no teatro - Sergio Guizé, Carcarah, Heloisa Lucas, Eldo Mendes, Walter Figueiredo e o próprio Bortolotto, tem transmissão gratuita, de hoje até o dia 19 de dezembro, de quintas a domingos, 21h. Ingressos na plataforma Sympla.
A obra é baseada em um conto escrito na década de 1950 por Dorothy M. Johnson. O texto também foi adaptado para o cinema em 1962, com o título “O Homem que Matou o Facínora”, dirigido por John Ford e com roteiro de Warner Bellah e Willis Goldbeck. “Sou fã de faroestes desde criança e não poderia perder a oportunidade de montar um espetáculo de teatro que é um western. É uma maneira de homenagear meus heróis de infância. Mas acredito que esse gênero já se renovou muito e, por isso, mantive alguns elementos que remetem diretamente à linguagem clássica, mas a partir de uma leitura um pouco mais moderna, com uma nova abordagem”, comenta Bortolotto.
A trágica história de amor se passa em 1890 em Twotrees, no Velho Oeste americano. O Saloon de Halli recebe a visita inesperada do velho pistoleiro Bert Barricune, que carrega no lombo de seu cavalo a carcaça maltratada de Ransome Foster, que foi brutalmente espancado no deserto. Esse jovem educado em Nova Iorque partiu rumo ao oeste selvagem em busca de uma vida nova, mas foi recebido pela dura realidade das planícies empoeiradas. Após ser salvo por Hallie Jackson, ele encontra novos propósitos. Mas será que isso será suficiente para fazê-lo enfrentar a gangue do fora da lei Liberty Valance?
Bianca Bin e Sergio Guizé em peça western
Transmissão de 'O Homem que Matou Liberty Valence' será via plataforma Sympla