Biblioteca Pública do Estado: veja as pinturas que estavam escondidas por camadas de tinta

Biblioteca Pública do Estado: veja as pinturas que estavam escondidas por camadas de tinta

Nas imagens, é possível acompanhar o antes e depois da reintegração da camada pictórica de uma nova parede que foi concluída

Luciana Vicente

Pinturas murais restauradas da BPE

publicidade

As pinturas murais escondidas por camadas de tintas nas paredes da Biblioteca Pública do Estado (rua Riachuelo, 1190) ressurgem por meio de um delicado trabalho de restauro. Nas imagens abaixo, é possível acompanhar o antes e depois da reintegração da camada pictórica de uma nova parede que foi concluída. 

As criações originais do artista alemão Fernando Schlater estavam cobertas por cinco camadas de tinta, que foram removidas com auxílio de bisturi. Após a remoção foi realizada a limpeza e nivelamento das lacunas onde havia perdas.

A última etapa do processo de restauro está sendo a reintegração da camada pictórica. Com a técnica do pontilhismo são preenchidas as lacunas onde há perdas na pintura, respeitando ao máximo a originalidade da obra.

As obras murais do hall de entrada tiveram início em dezembro de 2021, com recursos do programa Avançar na Cultura, do Governo do Estado.

Os responsáveis pelo trabalho são Anice Jaroczinski - conservadora e restauradora de bens culturais - e Lucas Volpatto, coordenador da Studio 1 Arquitetura.

Veja o restauro realizado até o momento na BPE, instituição com visitação de segundas a sextas, das 10h às 18h. Aos sábados, das 10h às 17h. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895