Biografia de Norma Bengell é radiografia de uma estrela

Biografia de Norma Bengell é radiografia de uma estrela

Livro traz trajetória profissional da atriz que morreu em 2013

Correio do Povo

Livro traz trajetória profissional da atriz que morreu em 2013

publicidade

Organizada pela produtora cultural Christina Caneca, amiga da atriz, a biografia “Norma Bengell” (Inversos Editora) traz para os fãs um amplo painel de uma das personalidades mais intensas da história do nosso cinema. Norma protagonizou o primeiro nu frontal (no filme de Jece Valadão, “Os Cafajestes”, de 1962); fez carreira internacional (filmou com Alberto Sordi, sob as ordens de Alberto Lattuada, entre outros trabalhos na França e na Itália); transformou-se numa diretora; envolveu-se num número sem fim de polêmicas (desde seu repúdio à ditadura à acusação do desvio de milhões de reais da produção do filme “O Guarani”); casou (com o ator italiano Gabriele Tinti, de quem se afastou mas nunca se divorciou) e namorou bastante (entre outros, o astro francês Alain Delon).

O livro tem prefácio assinado pelo produtor Luiz Carlos Barreto e traz inúmeras fotos da trajetória da atriz, com base em seu acervo. Embora Norma tenha morrido em outubro de 2013, ela aprovou o projeto, que ela mesma tinha começado a escrever e organizar nos idos de 1977. Caneca diz que levou quatro anos para desenvolver o livro.

Norma foi atriz, diretora, cantora, produtora; atuou no cinema, na televisão e no teatro. Embora tenha começado na comédia, com Oscarito, Norma trabalhou com muitos diretores conhecidos do Cinema Novo. 

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895