Biografia de Tolkien ganha edição especial nos 125 anos de seu nascimento
capa

Biografia de Tolkien ganha edição especial nos 125 anos de seu nascimento

DarkSide Books lançou publicação comemorativa do livro escrito por Michael White

Por
Correio do Povo

Tolkien é considerado um dos maiores autores de fantasia de todos os tempos

publicidade

No próximo 3 de janeiro, os fãs do universo do "Senhor dos Aneis" comemoram os 125 anos do nascimento do escritor J.R.R. Tolkien. Mas as celabrações já começaram: a DarkSide Books lançou uma edição comemorativa do livro "J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia", que terá uma capa e um mapa-pôster exclusivos da Terra Média. A biografia reconta a vida do autor, que é considerado um dos maiores autores de fantasia de todos os tempos e cujas obras se tornaram clássicos da literatura e atravessaram gerações.

A publicação, escrita por Michael White, acompanha a vida e a trajetória do escritor morto em 2 de setembro de 1973, começando por sua infância na África do Sul, seguida do retorno da família para a Inglaterra, onde os Tolkien estabeleceram-se em Birmingham, na região norte do país. Já é clássico o momento inspirador quando era professor em Oxford e um dia, corrigindo exames, ao se deparar com uma página em branco que um aluno havia deixado no caderno de exercícios, Tolkien escreve de repente: “Em uma toca no chão vivia um Hobbit”. O cenário que reunia o coração industrial do Império britânico e bosques foi determinante para as ideias e a escrita do autor.

White é autor de 20 livros e ex-editor de ciência da revista britânica "GQ" e colunista do jornal londrino "Sunday Express". Seus livros incluem a premiada biografia "Isaac Newton: Último Feiticeiro" (Record, 2000) e os best-sellers internacionais "Stephen Hawking: Uma Vida para a Ciência" (Record, 2005) e "Leonardo: O Primeiro Cientista" (Record, 2000), além de biografias sobre CS Lewis, Maquiavel, Galileu e Giordano Bruno. 

Além disso, em maio de 2017 será publicada a inédita "Beren and Lúthien", uma história de amor entre o mortal Beren e a imortal elfa Lúthien, que apareceram em outras obras de Tolkien. "The Lay of Aotrou and Itroun", raro poema escrito por Tolkien em 1930 e que só havia sido publicado uma única vez em uma revista literária nos anos 40, foi lançado em novembro nos Estados Unidos e na Inglaterra.