Boca Migotto lança livro sobre cinema gaúcho durante o 50º Festival de Gramado

Boca Migotto lança livro sobre cinema gaúcho durante o 50º Festival de Gramado

A obra, em forma de grande ensaio, é uma adaptação da tese realizada junto ao Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Ufrgs

Correio do Povo

Boca Migotto é cineasta, pesquisador, fotógrafo e escritor.

publicidade

O cineasta Boca Migotto apresenta o livro "Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre" (Ed. Pragmatha), resultado da sua pesquisa de doutorado, defendida em 2021. O primeiro lançamento presencial será durante o 50º Festival de Cinema de Gramado, no dia 13 de agosto, às 16h, na Serra Gaúcha, junto com a sessão de autógrafos de "50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho" (ACCIRS) e seguido pela apresentação do Portal do Cinema Gaúcho.

Antes, nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, será promovida  uma live de lançamento da pré-venda, pela página de Facebook da editora. A partir das 20h, o autor conversa sobre o processo de pesquisa e escrita com Marcelo Müller, crítico de cinema e editor do site Papo de Cinema.

A obra, em forma de grande ensaio, é uma adaptação da tese intitulada “A Clube Silêncio e um tal cinema gaúcho de Porto Alegre”, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Ufrgs. Escrito entre 2019 e 2022, o livro tem sua versão literária elaborada sem a rigidez acadêmica, focada no cinema urbano feito em Porto Alegre. 

Assim, segundo a professora Miriam Rossini, orientadora de Boca no doutorado, acaba por abordar a história da Capital e do cinema, estética, processos de produção audiovisual, memória e narrativa oral: “O autor nos leva a perceber não apenas o cinema com novos olhos, mas também a história da cidade num amplo aspecto de história da cultura”, pontua ela. 

Para o autor nascido em Carlos Barbosa e que construiu carreira na Capital e Região Metropolitana, além de se debruçar sobre o Rio Grande do Sul, o estudo também é sobre o Brasil e sobre a América Latina: “Muita coisa? Pode ser, mas, neste livro, coube até um pouco da França e da própria História do Cinema Mundial. Afinal, o cinema não tem pátria, não tem fronteiras”.

Recentemente, o realizador esteve envolvido com as filmagens de "A Próxima Estação", de Tabajara Ruas, documentário comemorativo aos 80 anos do escritor e cineasta, o qual foi convidado a dirigir e que tem estreia marcada para dia 9 de agosto de 2022, na Cinemateca Paulo Amorim. No ano que vem, Boca Migotto ainda deve lançar o documentário longa-metragem homônimo ao livro, realizado paralelamente à tese e à publicação.

Boca Migotto

É cineasta, pesquisador, fotógrafo e escritor. Cursou Especialização em Cinema e Mestrado em Comunicação, ambos pela Unisinos. Nesta mesma instituição, foi professor de Documentário no Curso de Realização Audiovisual, onde permaneceu por dez anos. Concluiu, em 2021, o doutorado em Comunicação pela FABICO/Ufrgs, com extensão na Sorbonne/Paris 3. Na capital francesa, finalizou seu primeiro livro de ficção "Na antessala do fim do mundo",  lançado na 66ª Feira do Livro de Porto Alegre (2020).  Como diretor e roteirista, realizou mais de 20 curtas e séries de TV, além dos documentários em longa-metragem "Filme sobre um Bom Fim" (2015),  "Pra ficar na história" (2018), "Já vimos esse filme" (2017) e "O sal e o açúcar" (2013). 



 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895