Boca Migotto lança o livro "A última praia do Brasil"

Boca Migotto lança o livro "A última praia do Brasil"

O cineasta e escritor fará sessão de autógrafos no sábado, em Porto Alegre

Correio do Povo

O cineasta e escritor Boca Migotto lança novo livro

publicidade

O cineasta e escritor Boca Migotto lança seu novo livro, "A última praia do Brasil", pela editora Bestiário. A sessão de autógrafos será neste sábado, dia 2 de setembro, a partir das 16h, no Terezas Café (rua Giordano Bruno, 318). 

Após "Na antessala do fim do mundo" (2021) e "Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre – ou como o cinema imagina a capital dos gaúchos" (2022), Boca Migotto, conhecido, sobretudo, pelo seu documentário "Filme sobre um Bom Fim" (2015), se utiliza do cenário da fronteira do Brasil com o Uruguai para desenvolver uma narrativa que acompanha o cotidiano de Pedro e sua esposa, Ana, ambos aposentados que decidem abrir mão da vida na capital, Porto Alegre, para curtirem seus últimos anos isolados na Barra do Chuí, próximos ao mar.

Ao se mudarem para lá, no entanto, estoura a pandemia mundial de 2020 e o casal se vê isolado dentro de um isolamento ainda maior. O livro se utiliza da condição de Pedro como ex-professor de História e do cenário, a fronteira do Brasil com o Uruguai, para discorrer sobre aspectos fundamentais da formação histórico-cultural do país e sua relação com a América Latina. De repente, uma inusitada tragédia pessoal se abate sobre Pedro que, a partir de então, é levado a confrontar-se consigo mesmo ao longo do rigoroso inverno gaúcho daquele ano.

Além de Pedro e Ana, fazem parte da narrativa César, um ermitão uruguaio que vive recolhendo tábuas pela praia, e Henrique, roteirista e filho do casal, que vive na França e retorna ao Brasil após a tragédia.

Apresentado pelo cineasta e escritor Tabajara Rua, "A última praia do Brasil" aprofunda uma reflexão sobre a inúmeras fronteiras que nos acompanham ao longa da vida, um aspecto que já esteve presente no livro que Migotto lançou sobre o cinema gaúcho no ano de 2022. 

Sobre o autor:

I., de Ivanir, Boca Migotto, é cineasta, pesquisador, fotógrafo e escritor. Publicitário de formação, ao se graduar foi para Londres, onde frequentou cursos de cinema na Saint Martins College of Arts and Design. Ao regressar ao Brasil, já certo que era com cinema que trabalharia, cursou Especialização em Cinema e Mestrado em Comunicação, ambos pela Unisinos. Nesta mesma instituição, foi professor de Documentário no Curso de Realização Audiovisual, onde permaneceu por dez anos, atuando também em diversas outras disciplinas nos cursos de Jornalismo, Comunicação Digital e Publicidade. Também atuou como professor na Faculdade Cenecista de Bento Goncalves. Em 2021, Migotto concluiu o doutorado em Comunicação pela Fabico/UFRGS, com extensão na Sorbonne/Paris 3.

Mais informações através do site: https://bestiario.com.br.

Livro é lançado pela Editora Bestiário


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895