Boogarins toca “Bacuri” na íntegra: como foi o show da banda indie em Porto Alegre
Goianos se apresentaram no Opinião na noite deste sábado

publicidade
A banda goiana Boogarins subiu ao palco do Opinião, em Porto Alegre, às 21h20min deste sábado para apresentar seu último álbum, Bacuri, lançado em novembro do ano passado. O grupo, formado por Fernando "Dinho" Almeida (vocais e guitarra rítmica), Benke Ferraz (guitarra solo), Ynaiã Benthroldo (bateria) e Raphael Vaz (baixo, moog e voz), apresentou o disco na íntegra, com o setlist contendo as músicas na mesma ordem em que foram lançadas no novo trabalho.
A faixa-título abriu a apresentação, com o baterista Ynaiã Benthroldo assumindo os vocais. As texturas e camadas presentes nas faixas do álbum dão espaço para uma massa sonora que faz a banda estender e improvisar nos solos e arranjos.
Concebido entre 2021 e 2024, o novo disco é o primeiro gravado no Brasil desde a estreia com As Plantas que Curam (2012). Este álbum, aliás, completou 10 anos em 2022, e Dinho Almeida lamentou que a turnê de comemoração tenha "desviado" de Porto Alegre. Rota corrigida em 2025.
O material de divulgação do show afirma que "os exercícios de experimentação se afastaram dos improvisos lisérgicos para dar lugar a uma estruturação de arranjos focada na energia dos quatro tocando juntos" em Bacuri. E essa sintonia fica evidente no palco.
Dinho comenta que é a primeira vez que o Boogarins apresenta um disco inteiro em show. As interações com a plateia ficam restritas à apresentação da banda, após a segunda música, "Corpo Asa", e no bis. No mais, os intervalos entre as músicas são cobertos por um som de drone que estende os acordes até o começo da próxima faixa. O público não tem tempo para respirar e é constantemente "atingido" por uma massa sonora que, mesmo quando ritmada e mais cadenciada, sempre abre espaço para uma maior experimentação da banda.
Belo show. E que o Boogarins não demore tanto a voltar. O rock nacional resiste.
Setlist
Bacuri
Corpo asa
Chuva dos olhos
Chrystian & Ralf (Só Deus sabe)
Poeira
Me dê um som
Amor de indie
Compartir
Crescer
Deixa
Bis:
Infinu
Falsa folha de rosto
Corredor polonês
Doce
Foimal