Brad Pitt veloz em "Trem Bala"

Brad Pitt veloz em "Trem Bala"

Versão cinematográfica de obra japonesa premiada, escrita por Kotaro Isaka, chega aos cinemas com o ator no segundo semestre

Marcos Santuario

Criativo e repleto de ação, o trabalho escrito serviu de base para a produção cinematográfica de tirar o fôlego, com Brad Pitt à frente de um elenco que inclui Sandra Bullock, Aaron TaylorJohnson, Logan Lerman e Michael Shannon

publicidade

Tudo começa com uma bomba armada para explodir automaticamente se um trem diminuir a velocidade abaixo de 80 quilômetros por hora. A menos que seja pago o resgate pedido. Enquanto isso, a Polícia corre contra o tempo para descobrir rápido aprender na hora como desarmar a bomba. Com velocidade narrativa, “Trem-Bala” tem como cenário principal o próprio meio de transporte do título: um dos trens-bala Shinkansen, no Japão. Esse é o mote do livro e do filme “Trem Bala”, que sai da imaginação feita obra literária e ganha versão para as telas com direção do realizador norte-americano David Leitch, o mesmo que está por trás de “Deadpool 2”.

No caso literário, Kotaro Isaka é autor aclamado no Japão por suas tramas originais e seus personagens instigantes. Já conquistou a crítica e recebeu diversos prêmios literários desde a publicação do seu primeiro livro, em 2000. Ao longo dos anos, Isaka foi se consolidando como um escritor bestseller entre os leitores japoneses. Foi em 2010 que ele publicou “Trem-bala” e, de lá para cá, teve mais de 700 mil exemplares vendidos no país asiático. Só em maio deste ano é que o livro chegou às livrarias brasileiras, pela Intrínseca.

Criativo e repleto de ação, o trabalho escrito serviu de base para uma produção cinematográfica de tirar o fôlego. Tornou-se para as telas um thriller repleto de momentos absurdos, personagens icônicos e tiradas mordazes. Amparado no estilo de um romance noir, “Trem Bala” já nasceu com a possibilidade de oferecer um
enredo cheio de reviravoltas, que se desenrola durante uma viagem de trem-bala de Tóquio para Morioka.

E foi realmente o ritmo veloz da narrativa, o humor sagaz e a excentricidade dos personagens que chamaram a atenção dos poderosos produtores de Hollywood. Nasce já com status de superprodução, em que brilha a estrela de Brad Pitt. O galã vem acompanhado por nomes como Sandra Bullock, Aaron Taylor-Johnson, Logan Lerman, Michael Shannon, Brian Tyree Henry e Joey King no elenco. A direção de David Leitch, um dublê, coordenador de dublês e ator, já aponta para os movimentos que o longa vai acompanhar. 

O filme segue a história do Ladybug vivido por Brad Pitt, assassino azarado determinado a fazer seu trabalho pacificamente. Mas a sua última missão o coloca em rota de colisão com adversários letais de todo o mundo – todos com objetivos conectados, mas conflitantes – no trem mais rápido do mundo. 

A criatividade do autor do livro para construir personalidades dúbias se expressa também em personagens como o jovem Satoshi, que parece aluno exemplar, mas é psicopata cruel. A vingança é o combustível da narrativa e de Kimura, cujo filho está em coma. A trama envolve, ainda, outros personagens como a letal dupla Tangerina e Limão. E uma mala misteriosa acaba cruzando os destinos desses personagens. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 22 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895