Brasil brilha no FestPunta 2017

Brasil brilha no FestPunta 2017

O filme que abre, neste domingo, o Festival Internacional de Cinema de Puntal del Leste é "Elis"

Marcos Santuário

Lucélia Santos vai receber uma homenagem especial no Festival pela carreira

publicidade

Foi na década de 50 que o Festival Internacional de Punta del Este ganhou projeção no mundo cinematográfico além-fronteiras. Era época em que se realizavam os grandes festivais de cinema, organizados por Mauricio Litman. A América Latina via nascer os primeiros festivais da sétima arte.

E já se vão 66 anos que o FestPunta acontece no espaço do Cantegril Country Clube, movimentando filmes de renomados atores e diretores de cinema, de todas as latitudes. Neste domingo, as portas do Cantegril se abrem para receber uma nova edição do Festival Internacional de Cinema e quem vai pisar no palco, iluminando o universo de cinema, é a atriz brasileira Lucélia Santos. Feliz com a homenagem do festival e do país, Lucélia interrompe uma série de ensaios de sua nova peça para conhecer o Uruguai e ser aplaudida no Festival.

Esta, que é a 20ª edição do FestPunta, vai até o próximo domingo, com diferentes exibições e, no sábado dia 18, serão conhecidos os vencedores desta edição. Com organização da Intendencia de Maldonado, através da Direção Geral de Cultura, o evento conta com programação variada, projetando 60 títulos internacionais, com especial atenção para o cinema ibero-americano. Além das projeções na Sala Cantegril, haverá filmes exibidos no Life Cinema, no Punta Shopping; na Casa de Cultura de Maldonado; e no Cinema Café, na Barra (ex-Mantra).

Para o público em geral, haverá exibições itinerantes nas localidades de Maldonado, como San Carlos, Pan de Azúcar, Piriápolis e Aiguá.

Os longas-metragens da categoria ficção ocupam as sessões Competição Ibero Americana e Panorama. Nesta última se projetará uma mostra dos títulos mais importantes premiados nos grandes festivais do mundo. O júri internacional integrado por Francisco Lombardi (Perú), Alejandro Chomski (Argentina), Werner Schunemann (Brasil), Mirella Pascual (Uruguai) y Pablo Vierci (Uruguai) distribuirá os prêmios “Mauricio Litman”, nas categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e menções especiais em Roteiro, Edição, Fotografia ou Música.

A abertura da noite deste domingo se dará com o filme “Elis”, de Hugo Prata, exibido e premiado no Festival de Gramado 2016, de onde saiu com o Kikito de Melhor Atriz para Andreia Horta. Na noite de encerramento se exibirá o filme “Jackie” (Chile/Estados Unidos), dirigido pelo chileno Pablo Larraín. O longa de tom histórico registra a vida de Jacqueline Kennedy Onassis desde seus dias na Casa Blanca como primeira-dama e sua vida posterior, a partir do assassinato de seu marido, John F. Kennedy, em Dallas. Natalie Portman recebeu o Critic’s Choice Award de Melhor Atriz, estando nominada ao Oscar. Haverá ainda homenagem a “Juventud, Divino Tesoro”, de Ingmar Bergman, nos 65 anos de sua estreia, na Sala Cantegril, de Punta.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895