Brasil marca presença no Festival Internacional de Cinema de Toronto

Brasil marca presença no Festival Internacional de Cinema de Toronto

"Zoom" de Pedro Morelli é um dos filmes selecionados

Marcos Santuário

Zoom, de Pedro Morelli, é um dos filmes brasileiros no programa do Festival de Toronto 2015

publicidade

Desta quinta-feira até o dia 20, o Canadá vive seu maior evento cinematográfico: o Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff). Em sua 40º edição, o Tiff terá novamente presença brasileira, mostrando produções que devem ganhar as telas de outros festivais e dos cinemas espalhados pelo mundo.

No total, serão cerca de 400 filmes, entre eles três longas e um curta brasileiros. O filme “Zoom”, de Pedro Morelli (o mesmo de “Entre Nós”), coprodução internacional com o Canadá, conta com nomes como Gael García Bernal, Mariana Ximenes e Jason Priestley. O longa fará parte da agenda Vanguard e terá a primeira exibição mundial no Canadá.

Outro brasileiro no Tiff é “Boi Neon”, do pernambucano Gabriel Mascaro, com Juliano Cazarré, Maeve Jinkings e Vinícius de Oliveira, que integra, junto a outros 11 títulos, o novo programa competitivo do Tiff, o Platform. A comissão que escolheu o filme de Mascaro para o Tiff foi composta pelos consagrados cineastas Claire Denis, Agnieszka Holland e Jia Zhang-ke.

“Campo Grande”, de Sandra Kogut, encerra a lista de participações brasileiras nas principais telas do Tiff. Filmado em ruas da zona Sul e do subúrbio do Rio de Janeiro, o filme trata do relacionamento entre uma dona de casa de classe média de Ipanema (Carla Ribas) e duas crianças (Ygor Manoel e Rayane do Amaral) deixadas na porta de seu prédio, com seu nome e endereço nas mãos. Além destes brasileiros, está ainda o longa “Many Thousands Gone”, dirigido pelo americano Ephraim Asili, em uma coprodução Brasil/EUA. Participa também do festival na charmosa Toronto o curta “O Sinaleiro”, de Daniel Augusto, inspirado no conto do inglês Charles Dickens. É uma ghost story sobre ferroviário assombrado por fantasma no seu posto solitário de sinaleiro.

Além dos filmes nas telas do Tiff, divididos num total de 16 programas, a cidade se movimentará com uma série de presenças de estrelas do cinema mundial, antecipando as apostas para o Oscar de 2016. Entre os nomes esperados para cruzar os tapetes vermelhos das salas de Toronto estão Julianne Moore, Salma Hayek, Matt Damon, Johnny Depp, Helen Mirren. Jake Gyllenhaal e outros.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895