Brasileiros são indicados nas categorias gerais do Grammy Latino

Brasileiros são indicados nas categorias gerais do Grammy Latino

Tulipa Ruiz e grupo Vitrola Sintética concorrem como artista revelação

Correio do Povo

Brasileiros têm oito concorrentes na disputa pelo prêmio, o qual será entregue em 19 de novembro

publicidade

A música brasileira tem motivos para comemorar. A Academia Latina da Gravação anunciou nesta quarta as indicações para a 16ª Entrega Anual do Grammy Latino, e a lista dos concorrentes na categora geral traz dois nomes do Brasil. A cantora Tulipa Ruiz e o grupo Vitrola Sintética são os representantes do país na premiação que acontece no dia 19 de novembro, em Las Vegas, ambos como artista revelação.

Tulipa esteve no Rio Grande do Sul no início de setembro, quando participou da programação do 22º Porto Alegre em Cena. Na oportunidade, ela performou as faixas de “Dancê”, seu terceiro CD, lançado em maio deste ano. O trabalho traz faixas com forte presença de metais e sopros, com uma pegada pop dançante e conta com várias participações de expressivos nomes da música contemporânea, representada por Felipe Cordeiro (“Virou”), Metá Metá (“Algo Maior”), Kassin (“Físico”) e João Donato (“Tafetá”).

A santista estreou no mercado independente há cinco anos, com “Efêmera”, álbum que lhe rendeu título de disco do ano pela revista Rolling Stone e pelos jornais britânicos The Guardian e The Independent. Dois anos depois, a consagração veio com “Tudo Tanto”, que, com uma pegada mais pop rock, também arrancou elogios da imprensa especializada.

Já o Vitrola Sintética, formado por Felipe Antunes (voz e guitarra), Marcelo Bonin (bateria e sampler), Otávio Carvalho (baixo e programações) e Rodrigo Fuji (guitarra e piano), lançou neste ano seu terceiro disco, “Sintético”. O trabalho, finalizado com crowdfunding, reflete sobre a coexistência de dor e alegria em cada pessoa. O álbum traz canções em sua maioria de natureza rock, mas cuja sonoridade se expande com o uso de pianos, cordas e programações, fazendo a banda alcançar um sotaque próprio dentro do atual cenário da música nacional.

Eles debutaram na indústria musical em 2009 com o disco “Notícias”. Em 2013, foi a vez de lançarem a produção “Expassos”. Em junho e julho deste ano, a banda esteve em turnê pela Europa, onde se apresentou na Espanha e em Portugal.

Tulipa e Vitrola Sintética disputam o prêmio de artista revelação com outro oito artistas: Kaay (México), Iván "Melón" Lewis (Cuba), Manu Manzo (Venezuela), Matisse (México), Monsieur Periné (Colômbia), Julieta Rada (Argentina), Raquel Sofía (Porto Rico) e Vázquez Sounds (México).

Categoria específica de música brasileira
Além das categorias gerais, o Grammy Latino possui uma modalidade específica de música brasileira, com seis prêmios: melhor ábum de música pop contemporânea, melhor álbum rock, melhor álbum de samba/pagode, melhor álbum de música popular brasileira, melhor álbum sertanejo e melhor canção. Devido ao baixo número de inscritos, não vai haver a categoria melhor álbum de raízes.

Os principais indicados foram Maria Bethânia, com o trabalho "Meus Quintais" como melhor álbum de música popular brasileira; Lenine, na mesma modalidade, com "Carbono, e para melhor música do Brasil com "Simples Assim"; Zeca Pagodinho na disputa de melhor álbum de samba/pagode com "Ser Humano"; Diogo Nogueira, na mesma categoria, com "Bossa Negra", e para melhor música do Brasil com a canção que dá nome ao disco; e Banda do Mar, nas disputas de melhor álbum de rock e melhor música do Brasil com "Banda do Mar" e "Mais Ninguém", na sequência.

A 16ª edição do Grammy Latino também será marcada pela homenagem ao rei Roberto Carlos, quem vai receber a honraria de personalidade do ano por sua trajetória profissional.  O cantores mexicanos Leonel García e Natalia Lafourcade lideram as indicações gerais, concorrendo em seis e cinco categorias, respectivamente. Confira a lista completa dos indicados.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895