Brasis para serem escritos dramaturgicamente

Brasis para serem escritos dramaturgicamente

Nesta segunda, será lançado o projeto gratuito ‘Brasis por Escrever’, que selecionará seis pessoas de quatro regiões do país

A ação foi criada pelos dramaturgos Diogo Liberano e Cecilia Ripoll

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Nesta segunda, 19 de outubro, será lançado o projeto gratuito "Brasis por Escrever", que selecionará seis pessoas (no total) das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul para um laboratório voltado à pesquisa e à produção de dramaturgias sobre a realidade brasileira. A ação foi criada pelos dramaturgos Cecilia Ripoll e Diogo Liberano, que vão se reunir semanalmente com os participantes durante seis meses, na plataforma Zoom, para estudos e as criações das novas dramaturgias. As inscrições ficarão abertas de 19 de outubro a 24 de novembro no site www.p-l-a-t-o.com e os selecionados serão divulgados no dia 9 de dezembro.

 

Como um texto teatral pode se relacionar com a história recente do Brasil? Como uma dramaturgia pode responder aos acontecimentos públicos da vida social em cidades brasileiras? Essas são algumas questões que guiam o projeto gratuito “Brasis por Escrever” criado pelos autores e diretores cariocas Cecilia Ripoll e Diogo Liberano na busca por encontros e trocas com autores de outras partes do Brasil. O projeto reunirá os orientadores com seis participantes para encontros semanais durante seis meses, nos quais serão realizados estudos e criações de novas dramaturgias. Serão selecionadas: uma pessoa nascida e residente na região Centro-Oeste,; duas na região Nordeste; duas na Norte; e uma na região Sul. O projeto não oferecerá vagas para pessoas da região Sudeste, por ser a região de origem dos criadores do projeto.

 

A cada semana, será realizado um encontro com duração de três horas por meio da plataforma Zoom. “Nos conhecemos em 2017, no Núcleo de Dramaturgia Firjan Sesi, coordenado por mim, e do qual Cecilia foi integrante. Sua dramaturgia final “Rose”, publicada e encenada, propõe um jogo ficcional a partir de um dado real: o desvio da verba previamente destinada à merenda de escolas públicas. Desde então, seguimos interessados na investigação de quais narrativas uma dramaturgia pode oferecer a determinada realidade”, observa Liberano. “O projeto busca investigar isto de modo mais abrangente, destinando-se a regiões outras do Brasil que não a nossa, para ampliar o diálogo e a troca a partir de olhares diferentes sobre o nosso país”, acrescenta Ripoll.

 


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