Arte & Agenda

“Breve História de um Pequeno Amor” e “1889” são os livros do ano do Jabuti

Obras de Marina Colasanti e Laurentino Gomes foram as grandes vencedoras desta edição

Laurentino Gomes conquista do livro do ano de não-ficção pela terceira vez
Laurentino Gomes conquista do livro do ano de não-ficção pela terceira vez Foto : Divulgação / CP
O livro do ano de ficção é "Breve História de um Pequeno Amor", de Marina Colasanti, e o de não-ficção ficou com "1889", do jornalista Laurentino Gomes. O anúncio foi feito na cerimônia de entrega do 56º Prêmio Jabuti, realizada na noite desta terça-feira, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). 

Para Laurentino Gomes, é importante estudar a história para entender como o Brasil chegou ao atual momento de democracia. “É preciso saber o que ocorreu no Estado Novo, de Getúlio Vargas, e no regime militar, ter consciência de que pessoas foram presas e torturadas e de tudo o que ocorreu. Tal conhecimento é relevante neste momento em que há muita intolerância no país e em que se veem pessoas jovens pregando golpe militar e manifestações em prol de medidas radicais e de exceção”, destacou o escritor, que recebeu o prêmio de melhor não-ficção pela terceira vez.

Karine Pansa, presidente da CBL, salientou a capacidade do prêmio de renovar-se e acompanhar as transformações do mercado editorial, sem jamais perder a credibilidade, “as inovações enaltecem o caráter do Jabuti, que cumpre sua missão principal de promover o livro, reconhecer talentos e revelar novos autores”. Ela enfatizou, ainda, que o Jabuti 2014 recebeu um número maior de inscrições em relação ao ano passado, de Norte a Sul do Brasil, fortalecendo o seu caráter nacional. 

A novidade desta edição foi a categoria criada especialmente para este ano: Tradução de Obra Literária Inglês-Português, com premiação concedida pelo British Council, que inclui viagem de uma semana ao Worlds Festival, em junho de 2015, com todas as despesas pagas. Os vencedores da noite, Laurentino Gomes e Marina Colasanti, receberam, cada um, prêmio de R$ 35 mil pelo Livro do Ano, além de R$ 3,5 mil por terem sido os primeiros colocados em suas respectivas categorias.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 21 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio