Arte & Agenda

Brigitte Bardot denuncia plano de massacre de 2 milhões de gatos na Austrália

Atriz propõe recursos para uma campanha de esterilização em grande escala

Atriz propõe recursos para uma campanha de esterilização em grande escala
Atriz propõe recursos para uma campanha de esterilização em grande escala Foto : Eric Feferberg / AFP / CP
A atriz francesa Brigitte Bardot condenou o massacre de dois milhões de gatos selvagens que o governo da Austrália planeja realizar com o objetivo de proteger outras espécies em perigo. Este plano é um "escândalo", disse Brigitte Bardot em uma carta dirigida ao ministro australiano do Meio Ambiente, Greg Hunt. "Matar dois milhões de gatos em uma população estimada de 20 milhões é uma vergonha", escreveu Bardot. A atriz propõe em vez de matar os gatos utilizar os recursos para uma campanha de esterilização em grande escala.

Os gatos selvagens são responsáveis pelo desaparecimento de 10% das espécies registrado na Austrália desde a chegada dos colonos europeus há dois séculos, segundo números do ministério. Estes felinos "representam um verdadeiro tsunami de violência e de morte para as espécies indígenas da Austrália", declarou recentemente o ministro do Meio Ambiente. 

Além da morte de dois milhões de gatos até 2020, as autoridades cogitam criar santuários que possibilitem a renovação de determinadas populações de pássaros e mamíferos. "A única alternativa é a esterilização. Os gatos operados defendem seu território, mas não podem se reproduzir", escreveu a atriz francesa.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 16 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio