Arte & Agenda

British Library compra manuscrito mais antigo da Europa

Por R$ 26 milhões, biblioteca inglesa adquiriu obra em latim do século VII

Do tamanho da mão, livro está em bom estado de conservação
Do tamanho da mão, livro está em bom estado de conservação Foto : AFP
A British Library, biblioteca inglesa, comprou por 9 milhões de libras (R$ 26,2 milhões) o manuscrito intacto mais antigo da Europa, o St. Cuthbert Gospel, uma cópia em latim do século VII do Evangelho de São João. A relíquia tem o tamanho de um livro de bolso e acredita-se que foi enterrado juntamente com St. Cuthbert, bispo de Lindisfarne, em 698. O livro foi encontrado apenas em 1104, no túmulo de Cuthbert, na catedral de Durham, no nordeste da Inglaterra.

Para a aquisição do manuscrito, a biblioteca lançou uma campanha de coleta e a metade do preço final da livro procede de doações. Do tamanho da mão, a obra está num estado de conservação excepcional, com sua encadernação em couro trabalhado e com o texto podendo ser lido com facilidade.

"Pode-se contemplar hoje este pequeno tesouro do período anglo-saxão, exatamente como era na época em que foi criado, no século VII", comentou Lynne Brindley, chefe-executivo da British Library. "A encadernação perfeita, as páginas e até as costuras estão intactas, o que nos coloca em contato direto com nossos antepassados", acrescentou. O evangelho estava emprestado à instituição desde 1979. Pertencia à congregação britânica dos jesuítas, que o puseram à venda para poder custear suas obras de educação e restauração.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 22 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio