Busca por cultura na web cresce 57%

Busca por cultura na web cresce 57%

Pesquisa do Itaú Cultural e DataFolha apontou que principais hábitos no ambiente virtual são ouvir música e assistir a filmes e séries

Das pessoas que acessam a internet, o hábito de ouvir música em apps é o mais forte com 84% dos entrevistados

publicidade

Em pesquisa do Itaú Cultural/DataFolha, realizada na primeira quinzena de setembro e divulgada na tarde desta terça-feira, com 1.521 entrevistados de 15 a 65 anos pelo país, o dado mais significativo foi que 57% dos brasileiros intensificaram o acesso à web durante a pandemia. Ações como ouvir música, assistir a filmes e séries e ficar ligado em shows e lives musicais lideram consumo virtual de cultura no período. A pesquisa apontou que 36% dos entrevistados mantiveram o padrão de acesso virtual. Neste levantamento sobre os hábitos culturais no ambiente virtual durante a pandemia, foi constatado que 90% acessam a Internet pelo celular, 5% por laptop ou notebook e 4% por computador de mesa. Entre os que acessam a Internet, 84% dizem ouvir música na rede, 73% declaram assistir a filmes e séries e 60% dizem assistir a shows no ambiente virtual. 

 

A leitura de livros digitais foi mencionada por 38% do estrato, mesmo índice dos que mencionaram cursos livres como atividade realizada no período. Os jogos eletrônicos foram apontados por 34%, seguidos por webinars (32%), atividades infantis (28%), podcasts (26%), espetáculos de teatro (21%) e visitas a museus e exposições (17%). “A pesquisa Itaú Cultural/Datafolha deixa evidente como o mundo cultural acolheu virtualmente as pessoas neste momento difícil, como também o quanto os brasileiros estão usufruindo intensamente de conteúdos culturais neste território da web. O fenômeno só não foi mais vigoroso em virtude da desigualdade digital, que precisa ser vencida o mais rápido e amplamente possível”, avalia o diretor do Itaú, Eduardo Saron. 


A intenção de continuar a fazer estas atividades virtuais após a pandemia cai em todos grupos. Entre os que assistem a shows (60%) a queda é maior. A intenção de manter a prática cai para 53% após a pandemia. Assistir a filmes e a séries na web perderá adeptos, com queda de 73% para 69%. 
O consumo de atividades culturais na Internet é maior entre os indivíduos que frequentaram atividades presencias nos 12 meses anteriores à pesquisa. Entre os que foram ao cinema, 87% declararam assistir a filmes e séries na web (14% a mais que os 73% da amostra geral). Entre os que foram a shows, o consumo virtual da atividade alcança 72% (12% a mais que o total dos 60%). 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895