Câmera Record revela quem são as principais vítimas da violência e como a pandemia agrava o problema

Câmera Record revela quem são as principais vítimas da violência e como a pandemia agrava o problema

Programa vai ao ar às 23h15min deste domingo

Luiz Fara Monteiro apresenta o programa Câmera Record

publicidade

O Câmera Record deste domingo, dia 30 de maio, revela como crianças, mulheres e idosos sofrem com a violência no Brasil e como a pandemia agravou esse problema, já que as vítimas, muitas vezes, convivem com os agressores.  A violência, infelizmente, faz parte do dia a dia de muitos brasileiros. Mais de 29 milhões sofreram algum tipo de agressão psicológica, física ou sexual, de acordo com o último levantamento do IBGE. Os dados foram coletados em 2019, com pessoas acima de 18 anos. Os repórteres do programa se debruçaram sobre a pesquisa e mostram quem são as principais vítimas – mulheres, crianças e idosos –   e os danos emocionais que elas podem carregar pelo resto da vida.

Para romper com a rotina de violência dentro e fora de casa, Kelly pegou os filhos e buscou refúgio na casa de amigos e parentes. Recentemente foi acolhida pela Erli, que também sofreu nas mãos do ex-companheiro. Aos 44 anos, Kelly deu um basta no casamento de mais de uma década, no qual foi humilhada e agredida. "Já me arrastou pela rua na frente das pessoas. Eu me tornei parte dele. Eu me tornei propriedade dele". Sob medida protetiva, hoje ela vive a um quilômetro de distância do ex. 

Erli tem história parecida com a da amiga. Suportou brutalidades durante todo matrimônio. A situação foi piorando com o tempo, ao ponto de ser estuprada pelo próprio marido. "Sofri muito", relembra. 

A pesquisa revela também que quase três milhões de idosos foram vítimas de alguma forma de violência. O casal Maria, de 78 anos, e Pedro, 69, faz parte dessa estatística. Não fosse a ajuda da vizinha Marilene, os dois estariam vivendo em condições ainda piores. Marilene se revoltou ao ver a situação do casal de idosos, abandonado pelo filho, perto de onde mora. Na casa, falta comida e sobra agressão. "Eu gostaria de ajudar mais, mas eu não tenho como, o dinheiro é pouco. A dona Maria precisa de ajuda. Seu Pedro precisa de ajuda, ele é uma pessoa que bebe, chega em casa e é violento com a mulher. 

E mais: a necessidade de ficar em casa, durante a pandemia, agravou os casos de violência contra criança. Muitas estão convivendo com seus agressores. Especialistas falam sobre as possíveis consequências emocionais para quem é vítima de agressão. 

O Câmera Record vai ao ar aos domingos às 23h15min. A apresentação é de Luiz Fara Monteiro. 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895