Caetano Veloso é o ganhador do Prêmio UBC 2023

Caetano Veloso é o ganhador do Prêmio UBC 2023

A honraria será entregue em cerimônia no dia 5 de dezembro no Rio de Janeiro

Correio do Povo

Caetano Veloso é o homenageado de 2023 pela UBC

publicidade

Ícone da música brasileira, o compositor, cantor, músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro Caetano Veloso terá toda sua trajetória celebrada em uma homenagem. A União Brasileira dos Compositores (UBC) realizará a sétima edição do Prêmio UBC, em uma cerimônia repleta de surpresas para Caetano.  O artista receberá o Prêmio do Compositor Brasileiro no dia 5 de dezembro, em evento na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

A União Brasileira de Compositores, maior sociedade de gestão coletiva de direitos autorais do país, criou o Prêmio UBC em 2017. Na estreia, o homenageado foi Gilberto Gil, maior parceiro autoral de Caetano. Nos anos seguintes, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan e Alceu Valença. Agora, é a vez de Caetano, que tem uma carreira de mais de seis décadas, somando 642 composições registradas e 1988 gravações como intérprete.

Com 56 álbuns lançados, sendo 30 de estúdio, 20 ao vivo e seis coletâneas, o artista tem o reconhecimento não apenas de uma imensa comunidade de fãs no Brasil e em todo o mundo, mas também da indústria musical. Caetano foi cinco vezes indicado ao Grammy Awards, tendo vencido em 2001 e 2002 na categoria Melhor Álbum de Música Global. Além de ter sido 29 vezes indicado ao Latin Grammy, dos quais venceu 13 troféus, em diversas categorias.

Cerimônia

A edição 2023 do Prêmio UBC conta com direção artística de Zé Ricardo, diretor artístico de festivais como Rock in Rio e The Town. Na cerimônia, no dia 5 de dezembro, Caetano testemunhará uma apresentação inédita, exclusivamente concebida para a ocasião, com shows de mais de uma dezena de grandes nomes da música brasileira, de diversas gerações, interpretando ao vivo versões inéditas do artista.

UBC

A União Brasileira de Compositores - UBC é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural. A UBC foi fundada em 1942 por autores e atua até hoje, representando mais de 50 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895