Arte & Agenda

Campanha de fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial

A ação “Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores” é lançada hoje pelo Iphan e comunidade detentoras

A ação vai apresentar coletivos de vários estados e seus produtos, como artesanato e gêneros alimentícios
A ação vai apresentar coletivos de vários estados e seus produtos, como artesanato e gêneros alimentícios Foto : Pierre Azevedo / Divulgação / CP

Mestres e mestras do carimbó, produtores da viola-de-cocho e grupos do teatro de bonecos popular do Nordeste são alguns dos participantes da ação “Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores”, lançada nesta quinta-feira, dia 18. A atividade é uma parceria entre  o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e comunidades detentoras com a proposta de promoção do Patrimônio Cultural Imaterial, estimulando a venda de produtos relacionados a bens registrados em todo o Brasil.

Diante da situação de emergência em saúde pública, decorrente da pandemia do novo coronavírus, shows, apresentações e todo tipo de evento tiveram de ser adiados. Isto impactou o cotidiano de festas e rituais realizados por grupos detentores de bens registrados como Patrimônio Cultural do Brasil. Neste cenário, essas comunidades buscaram alternativas para lidar com o isolamento social.

Com o objetivo de criar um espaço de visibilidade para detentores e suas respectivas manifestações culturais, a ação vai apresentar coletivos de detentores de vários estados com os seus respectivos contatos de telefone e redes sociais, que ficarão reunidos no site da campanha. Quem se interessar, poderá entrar nas páginas virtuais dos coletivos e adquirir produtos desses grupos, como gêneros alimentícios e biojóias produzidas por indígenas do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro (AM) e os livretos de artistas da Literatura de Cordel (CE).

Serviço:
Ação “Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores”
Ver: iphan.gov.br/conectapatrimonios

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 16 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio