Cannes exibe filme em homenagem ao cineasta brasileiro Nelson Pereira dos Santos

Cannes exibe filme em homenagem ao cineasta brasileiro Nelson Pereira dos Santos

Documentário foi exibido na mostra Cannes Classics

AFP

Nelson Pereira dos Santos

publicidade

O Festival de Cannes exibiu, nesta sexta-feira (19), um documentário em homenagem ao cineasta brasileiro Nelson Pereira dos Santos, um dos precursores do "Cinema Novo", que morreu em 2018.

O documentário "Nelson Pereira dos Santos - Vida de cinema", dirigido por Ivelise Ferreira, esposa do cineasta por quase três décadas, e Aída Marques, entrou na programação da mostra Cannes Classics.

O longa repassa a vida do autor de "Vidas secas" (1963) e "Como Era Gostoso o Meu Francês" (1971), através dos depoimentos do próprio diretor sobre suas obras, em entrevistas e outras imagens de arquivo.

Aída Marques falou antes da exibição, na presença do filho do diretor, Diogo Dahl. Ela descreveu o cineasta como um homem que amava o país, a cultura brasileira, o povo brasileiro e suas tradições. Também destacou que, após quatro anos de tristeza, é muito simbólico apresentar um filme sobre Nelson em Cannes.

O cineasta, que morreu aos 89 anos, concorreu várias vezes à Palma de Ouro, um delas, com "Vidas secas", sobre una família do sertão nos anos 1940, uma adaptação da obra de Graciliano Ramos e um marco no cinema latino-americano.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895