Cantor e compositor britânico Scott Walker morre aos 76 anos

Cantor e compositor britânico Scott Walker morre aos 76 anos

Gravadora 4AD não revelou a causa do óbito

Correio do Povo

Scott Walker foi de ícone da música pop nos anos 1960 a um músico de vanguarda no século XXI

publicidade

O cantor e compositor Scott Walker, um dos mais inovadores compositores do século 20 e autor de diversos sucessos com a banda Walker Brothers, morreu aos 76 anos. A notícia foi anunciada pelo seu selo, 4AD. "Por meio século, o gênio do homem nascido Noel Scott Engel enriqueceu a vida de milhares de pessoas, primeiro como um terço dos The Walker Brothers e depois como artista a solo, produtor e compositor de uma originalidade inflexível", diz um comunicado da gravadora. A causa da morte não foi anunciada.

A declaração do 4AD continuou: do ídolo adolescente ao ícone cultural, Scott deixa para as futuras gerações um legado de música extraordinária; um brilhante letrista com uma voz assombrosa, ele tem sido um dos mais reverenciados inovadores no final da música criativa, cuja influência em muitos artistas tem sido livremente reconhecida. O escopo e o dinamismo de sua visão aumentaram a dimensão tanto do cinema quanto da dança, e ele surpreendeu o público com músicas cuja composição transcende o gênero e cuja originalidade desafia a rotulagem".

Noel Scott Engel nasceu em 1943, em Ohio, nos Estados Unidos. Ele começou sua carreira como baixista de sessão. Depois, colaborou com o guitarrista e cantor americano John Maus. Com ele, e mais tarde com o baterista Gary Leeds, formou o The Walker Brothers, para o qual mudou seu nome.  O trio teve uma ascensão meteórica fez sucesso entre 1960 e 1970, com diversos hits emplacadas nas paradas musicais, incluindo os singles número 1 "Make It Easy on Yourself" e "The Sun Ain't Gonna Shine Anymore". Durante os anos 1970, naturalizou-se britânico.

Uma enorme influência em muitos artistas atuais, também produziu diversas canções e álbuns solo. O primeiro saiu em 1967, "Scott", ao qual seguiram seguiriam "Scott 2", "Scott 3" e "Scott 4". Com o passar dos anos, os lançamentos se tornaram mais intermitentes, mas foram frequentemente obras marcantes. "Climate of Hunter" (1984) o viu atualizar seu som para combinar com o pop digital da década, criando um rock suave atmosférico; "Tilt" (1995) apresentou uma balada experimental e abrangente. "The Drift" (2006), começou uma onda recente do trabalho, incluindo uma colaboração de 2014 com a banda de avant-metal Sunn O))), "Soused".

Thom Yorke, vocalista do Radiohead, foi dos primeiros a prestar homenagem pelas redes sociais. "Muito triste em saber que Scott Walker faleceu, ele foi uma grande influência no Radiohead e em mim, mostrando como eu poderia usar minha voz e palavras. Conheci-o uma vez em Meltdown, um gentil e gentil outsider. Ele fará muita falta", escreveu no Twitter.



Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 17 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895