Cantora da Ospa estreia no Teatro Cólon, um dos mais importantes palcos da América Latina

Cantora da Ospa estreia no Teatro Cólon, um dos mais importantes palcos da América Latina

Depois de passar pela Ópera Estúdio e pelo Natal Luz de Gramado, a soprano Paolla Soneghetti se apresenta no sábado, 22 de abril, em Buenos Aires

Correio do Povo

Cantora lírica Paolla Soneghetti fará sua estreia no teatro com a ópera 'As Bodas de Fígaro'

publicidade

A principal casa de ópera de Buenos Aires, considerada um dos cinco melhores teatros do mundo, passará a contar com uma estrela brasileira entre seus artistas. A cantora lírica Paolla Soneghetti, 33 anos, do Rio de Janeiro, que se graduou como solista pelo Ópera Estúdio da Ospa, está se juntando ao Instituto Superior de Artes do Teatro Colón, de Buenos Aires.

No sábado, 22 de abril, ela fará sua estreia com a célebre ópera “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, interpretando a Condessa em árias, duetos e trios. O espetáculo marca o início da trajetória internacional da cantora, que já esteve em alguns dos principais palcos do Brasil.

Paolla será acompanhada pela pianista Eduviges Picone em recital dedicado à famosa ópera "As Bodas de Fígaro", de Mozart, interpretando a personagem Condessa. “É uma oportunidade de ouro poder trabalhar não só árias, mas papéis completos de ópera, o que deixa o cantor lírico pronto para qualquer audição, inserindo-o diretamente no mercado. Eu me sinto extremamente honrada por poder representar o meu país neste teatro tão renomado e provar que o Brasil é um grande celeiro de talentos do canto lírico”, relata. 

Carreira

Paolla é formada em Canto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e soprano lírica há mais de 15 anos. Ela  já se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Teatro Cidade das Artes, na Sala Baden Powell, e na Sala Cecília Meirelles, também no Rio. Esteve ainda no Theatro São Pedro, de São Paulo, e no Theatro São Pedro, de Porto Alegre.

Foi ainda solista convidada da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (RN), da Orquestra Sinfônica de Gramado e, mais recentemente, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre também no Rio Grande do Sul. Paolla acumula também um vasto histórico de primeiros lugares em concursos de canto lírico internacionais, com destaque para o Concurso Carlos Gomes de Campinas (SP) e o Concurso Jovens Solistas do Festival Gramado in Concert (RS).

Recentemente, Paolla esteve na temporada do espetáculo 'Nativitaten', principal show do Natal Luz de Gramado, pelo segundo ano consecutivo, ao lado do cantor lírico gaúcho Pedro Coppeti. No Estado, entre outros trabalhos, ela também foi protagonista do Espetáculo Viúva Alegre com a OSPA e convidada para integrar a novíssima Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, projeto em parceria com o Theatro São Pedro e a Secretaria de Educação do RS. Na estreia, Paolla se apresentou como a Primeira-Dama na ópera "A Flauta Mágica", de Mozart.

Teatro Cólon, a conquista

A conquista de um lugar no cobiçado Teatro Cólon contou com uma etapa estratégica no Rio Grande do Sul. “Recentemente, saí do Rio de Janeiro para me graduar pelo novo Ópera Estúdio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e tal formação multidisciplinar me deu grande conforto para prestar as provas do Instituto Superior de Artes do Teatro Colón de Buenos Aires”, revela a cantora. “Lá já ingressei diretamente no Segundo Ciclo, um nível do curso de especialização para cantores líricos dedicado somente àqueles com vasta experiência em cena e que buscam maturar suas vozes para um mercado internacional”, explica Paolla.

“O valor dessa formação da minha carreira não tem preço, pois ser respaldada pelo Teatro Colón como uma de suas representantes é algo reservado para cantores com habilidades extraordinárias, somado ao fato de entrar diretamente no Segundo Ciclo, um feito raríssimo (visto que os alunos geralmente iniciam pelo primeiro e naturalmente vão ascendendo ao longo dos anos). O nível de exigência para esse ciclo é tão alto que foram aprovados apenas 3 cantores no total”, destaca.

Ao integrar o Instituto Superior de Artes do Teatro Colón, Paolla terá a oportunidade de se apresentar (e estudar) com grandes nomes internacionais do canto lírico, além de estar em cena no próprio teatro em produções de ópera, na ópera de câmara, representando o Colón em eventos oficiais e ainda participando de recitais exclusivos no famoso Salón Dorado, o lindo foyer do teatro.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895