Carminho: uma voz portuguesa com certeza

Carminho: uma voz portuguesa com certeza

Cantora e compositora se apresenta nesta quarta-feira, às 21h, com o show do seu sexto disco, chamado "Portuguesa"

Correio do Povo

Carminho apresenta as canções do seu sexto disco, "Portuguesa", e outras clássicas da carreira

publicidade

Carminho chega à capital gaúcha nesta quarta-feira, às 21h. A cantora e compositora portuguesa se apresenta hoje no Teatro do Bourbon Country (Tulio de Rose, 80). Os últimos ingressos estão disponíveis em uhuu.com e na bilheteria do teatro. “Portuguesa” é o sexto disco da carreira de Carminho e conta com 14 composições, várias com letra e música sua, entre outros autores. A compositora e intérprete assume a produção do álbum bem como a composição de fados tradicionais originais. Numa busca pelo aprofundamento do seu pensamento sobre o fado, Carminho explora várias combinações dentro dos cânones, repensando a forma e movendo-se como peixe “numa” água que é a sua. O trabalho gráfico foi entregue, uma vez mais, a Giovanni Bianco. 


Carminho tem reconhecimento do grande público, mídia nacional e internacional, e com números nas plataformas digitais que refletem a dimensão de notoriedade da artista portuguesa. A grande voz do fado e uma das artistas portuguesas com maior projeção internacional, Carminho, lança o seu novo álbum “Portuguesa” e dá continuidade a um trabalho profundo como autora, intérprete e inspiração máxima de um Portugal contemporâneo.


O novo álbum de Carminho fala sobre a identidade do fado, dos fadistas e dela própria. A escolha do título resume a forma como a cantora olha para a poesia, para a palavra, para a língua portuguesa, como ela se define e se percebe enquanto mulher, enquanto artista e vai mais adiante tratando da forma como ela se posiciona em relação ao alcance e à mensagem do fado. 


A identidade de Carminho com o fado atravessa fronteiras. Filha da fadista Teresa Siqueira, Carminho nasceu no meio das guitarras e das vozes do fado e criou uma relação com a música brasileira, que lhe rendeu amizades e parcerias com Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte, Milton Nascimento, e um álbum inteiro cantando Tom Jobim. “Algumas das minhas maiores referências são sem dúvida a minha mãe, as fadistas Beatriz da Conceição e Amália Rodrigues, mas artistas fora do fado como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Chico Buarque, só para citar os brasileiros”, finaliza. 


Carminho aportou em palcos brasileiros no domingo, 26, quando se apresentou na Sala Jazz Sinfônica, em São Paulo, com a Orquestra Jazz Sinfônica e a participação do cantor Silva. No Brasil, o show passa ainda por mais três cidades: Rio de Janeiro (dia 31), Belo Horizonte (1º/9) e Ilhabela (2/9). 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895