O bloco Apaxés do Tororó integrou a programação do Carnaval da Bahia 2026 no Circuito Osmar, levando ao Campo Grande manifestações culturais ligadas às matrizes africanas e afro-indígenas. O desfile reforçou a diversidade que caracteriza a festa em Salvador e evidenciou a contribuição das agremiações para a preservação da identidade da folia baiana.
Ao som dos atabaques e com figurinos inspirados na ancestralidade, o cortejo apresentou elementos simbólicos da formação cultural da Bahia, reunindo música, dança e expressões tradicionais. Com coreografias e musicalidade próprias, o bloco transformou o circuito em um espaço de afirmação cultural. Neste ano, o desfile contou com a participação do cantor e percussionista Carlinhos Brown.
Já a banda Armandinho, Dodô e Osmar, comandada pelos Irmãos Macedo, celebrou os 75 anos da invenção do trio elétrico, criado por Dodô e Osmar Macedo em 1950. “Toda vez que subo no trio, no Carnaval, a emoção é a mesma. O Carnaval deu importância para a vida da gente. É vida e Carnaval, tudo junto”, disse Armandinho. Um marco que acompanhou o desfile é a sustentabilidade. O trio elétrico da banda funciona com gás natural, com patrocínio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), vinculada ao governo do Estado.
O governo da Bahia deve distribuir mais de 70 mil litros de água potável durante a folia. A iniciativa integra as ações de cuidado e proteção à saúde dos foliões nos circuitos oficiais da festa na capital baiana. Nesta terceira edição do projeto, cinco ilhas de hidratação foram instaladas em pontos estratégicos da folia. Três unidades foram instaladas no Circuito Barra-Ondina, uma no Campo Grande e outra no Centro Histórico, garantindo acesso facilitado à água para baianos e turistas que participam da folia.