Bambas da Orgia e Imperatriz Dona Leopoldina são destaques da primeira etapa dos desfiles

Bambas da Orgia e Imperatriz Dona Leopoldina são destaques da primeira etapa dos desfiles

Outras três escolas do Grupo Ouro e cinco do Grupo Prata deram show na passarela do samba do Porto Seco

Rafael Rangel Winch

Bambas da Orgia levantou público do Porto Seco

publicidade

A primeira rodada de desfiles do Carnaval 2023 no Complexo Cultural do Porto Seco não decepcionou. Pelo contrário, mesmo com a chuva que insistia em ir e vir, as dez escolas fizeram seu espetáculo. Do grupo ouro, a série principal do carnaval de Porto Alegre, Bambas da Orgia foi a escola que mais levantou o público, seguida da A Imperatriz Dona Leopoldina. Já a Fidalgos e Aristocratas chamou a atenção pelo tamanho das alegorias e opulência das fantasias.

A folia começou com a Acadêmicos da Orgia que abriu os trabalhos do Grupo Prata. A agremiação prestou uma homenagem à Oliveira Silveira, conhecido como o poeta da Consciência Negra. Na sequência, a Mocidade da Lomba do Pinheiro exaltou as lutas do povo negro em um desfile que teve uma harmonia consistente e alas bem coreografadas. Dando continuidade à temática da identidade negra, a Praiana cantou sobre a etnia banto num desfile marcado, principalmente, pelas cores verde e rosa, além da intensificação da chuva no sambódromo.

Já a Império da Zona Norte apostou em contar suas próprias raízes desde a fundação no bairro Sarandi. As 15 alas e as duas alegorias estavam bem sintonizadas com a proposta do enredo, o que despertou elogios e aplausos das pessoas no local. Finalizando os desfiles do Grupo Prata nesta primeira etapa, a Copacabana abordou os ideais de liberdade da negritude a partir de 21 alas e 4 alegorias. Entre os destaques da passagem da escola, estão as encenações e coreografias que tornaram o desfile dinâmico.

Vice-campeã do último carnaval de Porto Alegre, Bambas da Orgia já entrou na passarela com pinta de favorita. O público vibrou com praticamente cada ala da agremiação, sendo a bateria um dos pontos altos do desfile. Mesmo após Bambas encerrar a apresentação, pessoas na arquibancada cantavam o samba da entidade carnavalesca. Logo depois, em homenagem à Xica da Silva, a Fidalgos e Aristocratas impressionou com o tamanho das alegorias e o luxo das fantasias. As vestimentas das alas e da bateria estavam coerentes com o propósito da época do tema – século 19 –, período em que a protagonista do enredo viveu.

Com suas 17 alas e três alegorias, a Acadêmicos de Gravataí apresentou um samba que empolgou as pessoas presentes no Porto Seco. Apostando num enredo que misturou fantasia e realidade, as alas da escola vermelho, preto e branco foram criativas.

Já a Imperatriz Dona Leopoldina, penúltima entidade carnavalesca a se apresentar, voltou a animar o público, sobretudo, pelas irreverentes "paradinhas" da bateria. O tema do cooperativismo foi percebido não apenas na letra do samba, mas ainda, mas fantasias e alegorias. Os ritmistas estavam vestidos de gari e várias alas representavam diferentes profissões.

Fechando essa primeira etapa dos desfiles, a Unidos da Vila Isabel entrou na passarela quase às 06h da manhã. Para falar sobre a importância do ouro, a escola abusou dos tons dourados em conjunto com o azul e o preto, tonalidades que dominaram parte considerável do desfile da Vila. A agremiação deixou a passarela do samba em torno das 07h.

Hoje à noite, a partir das 19h, tem mais desfiles no Porto Seco.

Outras agremiações dos grupos Prata e Ouro prometem deixar a disputa do carnaval porto-alegrense ainda mais acirrada. Uma tribo convidada também participará do show como convidada.

Próximos desfiles no Porto Seco:

19h – Os Comanches
19h40 – Protegidos de Princesa Isabel
20h40 – Filhos de Maria
21h40 – Samba Puro
22h40 – União da Tinga
23h40 – Unidos da Vila Mapa
0h40 – Império do Sol
1h50 – Imperadores do Samba
3h – União da Vila do IAPI
4h10 – Estado Maior da Restinga
5h20 - Realeza


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895