Carnaval

Desfiles das escolas de samba do Grupo Bronze abrem os desfiles em Porto Alegre

Evento na Esplanada da Restinga definirá qual agremiação será promovida para o Grupo Prata

Desfile das escolas de samba do Grupo Bronze recebeu bom publico na Esplanada da Restinga
Desfile das escolas de samba do Grupo Bronze recebeu bom publico na Esplanada da Restinga Foto : Giulian Serafim / Prefeitura de Porto Alegre / CP

A abertura dos desfile das escolas de samba de Porto Alegre começou na noite de sábado com o Grupo Bronze na Esplanada da Restinga, no Extremo Sul da Capital. A primeira escola a desfilar na mostra competitiva foi a Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro, com o tema "Mocidade traz o Encanto e a Força das Matas". A segunda foi a Unidos do Guajuviras, de Canoas, com um enredo falando sobre Salvador.

A terceira agremiação a cruzar a avenida foi a Império dos Herdeiros, com o enredo "Entre Sonhos e Devaneios, Viajei na Magia das Cores". O desfile prosseguiu com a Acadêmicos da Orgia, com o enredo Acadêmicos da Orgia "Galopa na Emoção do Jockey Club no Coração".

A Império da Zona Norte desenvolveu um enredo que prestou homenagem a ancestralidade feminina. Para encerrar a noite, desfilou a Academia de Samba Puro e destacou a cultura da Bahia.

A festa contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, da Corte do Carnaval 2026, e da secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte. "O Carnaval simboliza a riqueza da nossa identidade cultural e a força das comunidades. Celebramos o desfile do Grupo Bronze na Esplanada da Restinga como os porto-alegrenses merecem, com alegria, respeito e tradição. Uma manifestação autêntica da maior festa popular do Brasil. Parabéns a todas as escolas, aos carnavalescos e aos parceiros", afirmou o prefeito Sebastião Melo.

A secretária Liliana Duarte reforçou o compromisso com o carnaval para todos. "Os desfiles da série Bronze fortalecem a periferia, cumprindo o papel fundamental da fruição cultural descentralizada, atingindo com sucesso um desfile meritório rumo ao complexo do Porto Seco", explicou. O vencedor da categoria bronze vai desfilar na categoria Prata em 2027. Cada escola teve uma hora para desenvolver o seu enredo.

Grupos Prata e Ouro

Os grupos Prata e Ouro desfilam na próxima sexta-feira e sábado no Complexo Cultural do Porto Seco. No primeiro dia, o grupo Prata abre a programação com União da Vila do IAPI, Protegidos da Princesa Isabel, Filhos de Maria e Academia de Samba Praiana. Na sequência, entram as escolas do principal grupo dos desfiles de Porto Alegre. Na estreia do grupo Ouro entrarão na avenida a Bambas da Orgia, a Imperatriz Dona Leopoldina, a Império do Sol e a Unidos de Vila Isabel.

No sábado, a tribo carnavalesca Os Comanches faz o seu desfile abrindo a programação. Na sequência, no grupo Prata desfilarão a Academia de Samba Cohab-Santa Rita, a Copacabana, a Realeza e a Unidos da Vila Mapa. O grupo Ouro terá os desfiles da União da Tinga, Acadêmicos de Gravataí, Imperadores do Samba, Estado Maior da Restinga e Fidalgos e Aristocratas.

Os eventos são uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, Uespa, União das Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana e UECGAP - União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre.

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 16 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio