Arte & Agenda

Casa de Cultura celebra aniversário de Mario Quintana esta semana

Programação cultural festeja os 104 anos de nascimento do escritor

Casa de Cultura festeja 104 anos de Mario Quintana
Casa de Cultura festeja 104 anos de Mario Quintana Foto : Mateus Bruxel / CP Memória
Mario Quintana comemoraria 104 anos no dia 30 de julho e, para marcar a data, a Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736) promove uma série de atividades a partir de terça-feira, dia 27. Entre as atrações, três exposições em parceria com a Rede Record/Correio do Povo, veículo em que o intelectual publicava seus textos.

Também haverá espetáculos teatrais, seminário, hora do conto, oficina infantil e filme sobre a vida e obra do escritor, todos com entrada gratuita. Confira a programação completa no site da Casa de Cultura Mario Quintana.

EXPOSIÇÕES

Painéis de Mario Quintana
A agenda teve início no dia 20 de julho com a abertura de duas mostras, com horário de visitação de terças a sextas, das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h.

Os painéis adesivados mostram perspectivas diferentes do poeta, que aparece em momentos profissionais, comemorações e até mesmo acontecimentos inusitados, além de mostrar as pessoas de seu convívio.

A curadoria é de William Keffer, coordenador do Arquivo de Jornais do Correio do Povo. A a arte e o tratamento de imagens são assinados por Lucas Lins Baia e Pedro Scaletsky, sob a coordenação de Cássio Vargas, que responde pela área de Eventos do jornal e Aline Storchi, diretora de Marketing do Grupo Record.

Simplesmente Mario
Já na Sala Augusto Meyer (3º andar), a mostra “Simplesmente Mario” foca o cotidiano do poeta e sua forma simples de viver - primeiro como tradutor e escritor, na Editora Globo, depois na redação do jornal Correio do Povo.

O resultado de sua convivência na Rua da Praia, redação do jornal, bares e hotéis da cidade renderam diversas histórias e imagens pitorescas que serviram de ponto de partida da mostra. Aberta à visitação até o dia 15 agosto.
       
Casa de Cultura
A exposição “Casa de Cultura 20 Anos” pode ser conferida na Sala Maurício Rosembla (3º andar) até 26 de setembro. São painéis, totens e quadros com reportagens extraídas do Correio do Povo além de imagens do arquivo fotográfico do jornal e que explicam a evolução destes 20 expressivos anos no cenário cultural de Porto Alegre.

Ali, são apresentados momentos do Hotel Majestic como o tombamento do prédio histórico, reforma, inauguração da Casa de Cultura Mario Quintana e sua trajetória até os dias de hoje. E ainda uma espécie de cubo central, que reproduz imagens em um televisor LCD junto a áudios de participações do escritor em entrevistas e conversas na Rádio Guaíba.

ATIVIDADES

Lili inventa o Mundo
A partir dos dia 27 de julho, estará em atividade “Lili inventa o mundo”, que visa aproximar os pequenos da figura de Mario Quintana e suas obras, com uma proposta interativa. Serão recebidos grupos de pré-escolas, escolas de ensino Fundamental e do curso Magistério, bem como público em geral. O agendamento deve ser feito pelo telefone (51) 3225-7089.

27 de julho (terça-feira)
“O Teatrinho do Mario Quintana”, com o grupo Tabarin, ocorre às 16h, no Teatro Carlos Carvalho. A seguir está prevista uma edição especial do projeto Quintanares e Melodias, na performance poético-musical “A Rua dos Cataventos 70 Anos”, às 19h, no Acervo Mario Quintana (mezanino). Participarão Floreny Ribeiro (poetisa) e Grupo Nariz Postiço com o elenco de Carmem Henke, Ana Lidia Henke e Eugênia Henke.

28 de julho (quarta-feira)
Dia de ver a hora do conto com o “O Batalhão das Letras”, do grupo Nariz Postiço, para crianças de 4 a 8 anos de idade. O evento ocorre às 15h, na Brinquedoteca Pé de Pilão (5º andar), com agendamento pelo fone (51) 3225-7089.

Às 20h, no Teatro Carlos Carvalho, a peça “Tem Quintana na Casa”, dirigida por Bob Bahlis, mescla projeções e trechos de entrevistas que Quintana deu ao longo da sua vida.  Serão lembradas histórias do dia a dia, poemas e algumas das famosas frases publicadas no “Caderno H”.

29 de julho (quinta-feira)
Dia do seminário “Quintana Multicultural”, às 19h30min, no Teatro Bruno Kiefer (6º andar), com a participação dos jornalistas Walter Galvani, Juarez Fonseca e Jurema Josefa. Também estará presente o escritor e professor Cícero Galeano Lopes, com mediação do escritor Juremir Machado da Silva.

30 de julho (sexta-feira)
Crianças de 4 a 8 anos poderão conferir a hora do conto “Pé de Pilão”, com apresentação de Leonor Pereira, às 15h, na Brinquedoteca Pé de Pilão. Após o evento as crianças poderão brincar na pracinha. Agendamento para escolas pelo telefone (51) 3225-7089.

Às 20h30min, no Teatro Carlos Carvalho (2º andar) está prevista mais uma sessão do espetáculo “Tem Quintana na Casa”.

31 de julho (sábado)
A Sala C5 (5º andar) sediará a oficina de design infantil “Sortilégio”, com Luciana Pinto. O encontro ocorre das 15h às 18h, com vagas limitadas. Agendamento pelo telefone (51) 3226-4825.

Filme sobre Quintana
O filme “Quintana dos 8 aos 80” será exibido diariamente, de 27 de julho até 1º de agosto, às 18h30min, na Sala Paulo Amorim. O curta-metragem do diretor Antonio Carlos Textor foi produzido em 1988, a partir do livro homônimo e repassa a vida e a poesia de Mario Quintana, em 18 minutos de duração.

É baseado na obra, feita especialmente para comemorar os 80 anos do poeta, em 1986, que foi organizada pela pesquisadora Tânia Franco Carvalhal e reúne poemas, análise literária e biografia do escritor.

O filme tem locuções de Walmor Chagas e Paulo César Pereio. Também estão no curta-metragem os desenhos e intervenções artísticas de Liana Timm e a fotografias de Liane Neves que ilustram o livro.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 22 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio